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Um ano de gestão: Atividades Estudantis, Gestão de Pessoas e o cuidado com a comunidade

Última matéria da série trata dos setores diretamente ligados aos públicos do IFRN

Publicada em 23/05/2017 Atualizada há 1 ano

Série de reportagens abordou feitos da gestão

A Diretoria de Atividades Estudantis (Digae) tem como objetivo consolidar o direito de todo estudante de ter condições de permanecer na escola e ser tratado com igualdade, respeitando-se as diferenças e possibilitando a todos uma formação consistente e compatível com as atuais exigências da sociedade; a Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE) é o setor que coordena as políticas e os programas de ingresso, capacitação e desenvolvimento profissional dos servidores do Instituto Federal do RN.

A Digae desenvolve ações, atividades e serviços que buscam fortalecer o acesso, a permanência e êxito do estudante no ambiente escolar e a formação de cidadãos reflexivos e críticos; a DIGPE inclui em sua política de recursos humanos um programa de qualidade de vida do servidor e um programa de preparação para o pós-carreira. De todo o exposto, extrai-se uma só intenção: cuidar daqueles que integram a comunidade da Instituição.

Nesta quinta e última matéria especial, em que são dados os destaques dos setores – Digae e DIGPE – nas ações institucionais no primeiro ano da atual gestão, recordaremos as ações de cuidado e assistências às pessoas que fazem o IFRN.

Capacitação e qualidade de vida

Uma das ações da Diretoria de gestão de pessoas do IFRN, ainda em 2016, movimentou servidores federais em todo o país: coordenando a realização do Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP). Natal foi palco de palestras, reuniões, mesas temáticas e oficinas que contaram com um público de mais de 700 pessoas.

A atual gestão ampliou convênio – mantido desde 2011 – com a Universidade do Minho, em Portugal. As discussões com a delegação que visitou o IFRN em fevereiro apontaram para a renovação do Programa de Doutorado para docentes e a criação do Programa de Mestrado voltado aos técnicos-administrativos (com 130 vagas já para 2017). Ainda falando sobre capacitação em órgãos estrangeiros: o reitor do Instituto, professor Wyllys Farkatt Tabosa, esteve na Alemanha para uma missão técnica a instituições de ensino da área de energia renováveis. Da viagem, Wyllys trouxe projeto de parceria voltadas, também, a programas de Mestrado e Doutorado para técnicos e professores.

Como nem só de trabalho vive um servidor, atividades ligadas à promoção da saúde e qualidade de vida também acontecem no IFRN. Exemplo disso foi o Fórum realizado pela Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coass), no Campus Natal-Central (Cnat). Também ali acontecem, anualmente, os Jogos Intercampi dos Servidores. Em 2016, a quinta edição do evento reuniu cerca de 800 professores e técnicos-administrativos para, em uma semana, disputarem modalidades individuais e coletivas.

A integração dos Servidores através do esporte é espelho para um outro evento, também esportivo, que reúne os estudantes de 21 campi do IFRN.

Atividades estudantis, integração, atenção e cuidados estruturais

Natal, João Pessoa e Brasília: três unidades da Federação que testemunharam vitórias dos alunos do IFRN nos Jogos Intercampi para Estudantes. Em Natal, 21 campi se reuniram no Campus Natal-Central para disputar várias modalidades. A capital paraibana, por sua vez, recebeu a etapa Nordeste, sendo palco da sagração do Instituto, que saiu vencedor para a edição brasileira dos Jogos dos Institutos Federais (JIF’s). Em Brasília, o IFRN disputou com 121 atletas acompanhados por 18 servidores na final nacional. Com festa, a Reitoria recebeu os atletas.

A preocupação com o bem-estar dos seus alunos vai além do incentivo e apoio para práticas esportivas. Os Programas de Assistência Estudantil ofertam, somente em 2017, 1.000 vagas para seleção ou renovação dos programas de Alimentação Estudantil, de Iniciação Profissional e de Auxílio-Transporte. Estas iniciativas, inclusive, representam um marco para o IFRN: ao abrir chamadas públicas para fornecimento de merenda escolar, a Instituição foi o primeiro órgão da União a atingir o percentual mínimo de compras da Agricultura Familiar exigido por Decreto Federal.

Para poder dar eficácia, eficiência e efetividade a tantas ações, é preciso espaço, estrutura e organização. Para atender seus públicos e demandas, a Digae encampou visitas técnicas de avaliação das estruturas físicas dos campi. A intenção é adequar as unidades às eventuais mudanças no Currículo do Ensino Médio. Buscando fomento a tais ações, o professor Wyllys Tabosa esteve em Brasília visitando ministérios e pedindo apoio dos parlamentares do RN.

Nome Social

Encabeçado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), mas com reflexo direto nas atividades da DIGPE e Digae, o IFRN, através de seus Conselhos (Consepex e Consup) regulamentou e aprovou o uso do nome social por parte dos servidores, trabalhadores terceirizados e estudantes do Instituto.

Um ano: experiências e desafios

Em depoimento sobre o primeiro aniversário de sua gestão, o professor Wyllys Farkatt Tabosa fdeclarou: “após 33 anos como professor, e tendo assumido várias funções de gestão ao longo dos últimos 16 anos, viver a experiência de ser reitor, no atual contexto político e econômico do Brasil, é um dos mais estimulantes desafios que eu tenho nesses meus 53 anos de vida”. Wyllys disse ainda que dirige uma instituição solidamente consolidada no Brasil, e conta com pessoas comprometidas. “Temos o espírito público necessário para manter a sustentabilidade do desenvolvimento da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Rio Grande do Norte. Estamos conscientes dos desafios que estão por vir e nos dedicaremos, incansavelmente, a superá-los”, completou.

Veja mais

Matéria 1Um ano de gestão: conquistas e desafios

Matéria 2Um ano de gestão: foco na administração e no planejamento

Matéria 3Um ano de gestão: Comunicação e Tecnologia da Informação como parceiros

Matéria 4Um ano de gestão: Ensino, Pesquisa e Extensão e as funções do Instituto

Palavras-chave:
ensino
servidores

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