Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Extensão

Publicada em 9 de Fevereiro de 2023 às 09:50 Atualizada em 31 de Maio de 2023 às 10:41

Apresentação

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) é o setor responsável pelas políticas de extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), atuando, no âmbito da Reitoria, com o apoio das Assessorias de Programas e Convênios,  Relações Internacionais e Relações com o Mundo do trabalho.

No âmbito dos campi do IFRN, a Pró-Reitoria conta com o apoio da Diretoria de Extensão do Campus Natal-Central e das Coordenações de Extensão dos demais campi, cujo trabalho está voltado para a inserção dos alunos e egressos no mundo do trabalho e para o estabelecimento de parcerias com a sociedade civil organizada nas áreas de atuação do Instituto.

Atividades de Extensão

As atividades de extensão no IFRN, gerenciadas em nível sistêmico pela Pró-Reitoria de Extensão, são regulamentadas pela Resolução n.º 58/2017 do Conselho Superior (CONSUP), da Instituição.

Consideram-se atividades de extensão as ações de caráter educativo, cultural e científico que articulam ensino e pesquisa, que envolvem professores, alunos e servidores técnico-administrativos e que se enquadram nas seguintes modalidades:

Programa - conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter continuado, multidisciplinar e integrado às atividades de pesquisa e/ou ensino, envolvendo a participação de discentes e servidores para sua execução. 

Projetos - conjunto de atividades processuais contínuas, desenvolvidas por um período mínimo de três meses, com objetivos específicos e prazo determinado, o qual pode ser vinculado ou não a um programa, envolvendo a participação de discentes e servidores para sua execução.

Cursos - ação pedagógica de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, visando o desenvolvimento, a atualização e o aperfeiçoamento de conhecimentos, com critérios de avaliação definidos.

  • Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) - carga horária mínima de 08 horas e inferior a 160 horas, será aprovado pela diretoria acadêmica do campus.
  • Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) - carga horária igual ou superior a 160 horas, será aprovado pelo Consepex.

Eventos - ação que tem por objetivo promover e divulgar o fazer institucional.

Atividades de Internacionalização – todas as atividades institucionais (promoção de e participação em visitas, eventos, mobilidade, projetos e programas, dentre outras), com o objetivo de inserir o IFRN no âmbito internacional.

Prestação de Serviços - consultorias, laudos técnicos, auditorias, análises, vistorias, perícias e assistência técnica, priorizando iniciativas de diminuição das desigualdades sociais.

Visitas técnicas/gerenciais - ação que tem por objetivo promover e divulgar os cursos ofertados pelo IFRN junto a instituições públicas e privadas, visando a inserção dos discentes e egressos no mundo do trabalho. Assim como, firmar parcerias e promover as atividades de internacionalização.

Áreas Temáticas da Extensão

A definição das áreas temáticas se dá conforme classificação determinada pelo Fórum de Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica – Forproext.

A finalidade da classificação é a sistematização, a fim de possibilitar que os estudos e relatórios sobre a produção da Extensão da Rede Federal seja realizada segundo agrupamentos temáticos.

As áreas temáticas das ações de extensão são:

  1. Comunicação;
  2. Cultura;
  3. Direitos Humanos e Justiça;
  4. Educação, Formação de professores e Educação profissional;
  5. Meio Ambiente;
  6. Saúde;
  7. Tecnologia e Produção; e
  8. Trabalho.

Contatos

Nome Função Ramal E-mail
Samira Delgado Pro-reitora 4237 samira.delgado@ifrn.edu.br
Claudio Manuel Secretário 0779 claudio.manuel@ifrn.edu.br
Daniella Garcia Assessora ASPROC 0874 / 0778 daniella.garcia@ifrn.edu.br
Gabriela Bruno Assessora ASREMT 0891 gabriela.bruno@ifrn.edu.br

Normas

Orientação Normativa nº 01/2021-PROEN-PROEX

Orientação Normativa nº 03/2021-PROEN-PROEX 

Documentos

Extensão Tecnológica - Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Documento elaborado pelo Fórum de Extensão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forproext) do Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Conif), em 2013.

XIII Forproext - Contribuições para a Política de Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (2015)

Documento do Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica (Forproext).