Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Estudantes

Publicada em 27 de Março de 2023 às 15:50 Atualizada em 26 de Junho de 2023 às 18:11

A Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (DIGAE) tem o objetivo de consolidar o direito de cada estudante às condições de permanência na instituição, com igualdade e respeito às diferenças. O intuito é possibilitar uma formação consistente e compatível com as atuais exigências da sociedade. Neste sentido, desenvolve e coordena um conjunto de ações, atividades e serviços que buscam fortalecer o acesso, a permanência e êxito estudantil no ambiente escolar e a formação de cidadãs e cidadãos reflexivos e críticos.

Comissões, Comitês e Grupos de Trabalho

Grupo de trabalho e Estudos dos setores de saúde do IFRN (GTESS)

Em 2013, no I Encontro de Profissionais da saúde do IFRN, após inúmeras discussões percebeu-se a necessidade de sistematizar e padronizar as ações e atividades dos serviços de saúde do IFRN. Com este intuito, surge a primeira formação do Grupo de Trabalho e Estudos dos Setores de Saúde do IFRN (GTESS), o qual só contou com portaria oficial no ano seguinte. Posteriormente, com o excelente desempenho do grupo e as crescentes demandas de sistematização, em 2015 é formulada nova portaria para o GTESS com maiores atribuições e entrada de novos membros. Nesta perspectiva, o GTESS, vem desenvolvendo ações para sistematização dos processos de trabalho e qualificação do serviço de saúde prestado a comunidade acadêmica do IFRN. No ano de 2021, com o retorno as atividades presencias pós pandemia, foi designada uma nova portaria do GTESS com o Subgrupo de Trabalho em Saúde Mental, para reavaliar a Política de Saúde Estudantil e elaborar a Política e o programa de Saúde Mental do IFRN.

Grupo de Trabalho e Estudo em Nutrição do IFRN (GTEN)

A portaria N° 980 de 2016 instituiu a primeira formação do GT Nutrição, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de ações de assistência estudantil no âmbito da alimentação. Desde então, as portarias foram atualizadas a cada ano, com entrada de novos membros. Nesta perspectiva, o grupo vem desenvolvendo atividades para a sistematização dos processo de trabalho e qualificação do serviço de nutrição prestado a comunidade acadêmica do IFRN.

Grupo de Trabalho de Serviço Social

A atribuição do Grupo consistirá no desenvolvimento de ações de assistência estudantil no âmbito do PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil) em matéria de Serviço Social.

Suas atividades serão:

  • produzir materiais técnicos referentes a editais de auxílios e ações inerentes aos programas de Assistência Estudantil;
  • propor atualizações de documentos normativos relacionados aos programas de Assistência Estudantil; e
  • propor demandas e melhorias na Dimensão "Atividades Estudantis", no módulo "Serviço Social", do Sistema Unificado da Administração Pública (Suap).

Programas, Projetos e Parcerias

Programas

Programa de Alimentação Estudantil do IFRN - é uma das ações da Política de Assistência Estudantil do IFRN, com vistas a ampliar as condições de permanência e êxito escolar dos estudantes regularmente matriculados na instituição. O programa se norteia nas diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), Decreto n° 7.234 de 19/07/2010, do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lei n° 13.346/2006, e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Resolução n° 26 de 17 de junho de 2013.

Projetos

Na cozinha do IFRN é uma iniciativa do Grupo de Trabalho e Estudos em Nutrição do IFRN (GT Nutrição) iniciado na pandemia da COVID-19 em 2020. Como produto principal, foi desenvolvida a cartilha "Boas práticas para prevenção da COVID-19 em serviços de alimentação escolar". Essa cartilha foi transformada em curso para cozinheiras e auxiliares de cozinha utilizando como plataformas as redes sociais (WhatsApp e Instagram). Este site foi criado com o objetivo de compartilhar o material utilizado nesse curso.

Parcerias

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio do programa RN Mais Saudável, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), através do Grupo de Trabalho e Estudo em Nutrição (GT Nutrição), vinculado à Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (DIGAE), realizam chamada para a seleção de receitas culinárias com pescados do RN para compor o livro digital (e-book) “Delícias das Águas Potiguares”.

Contatos

Nome Cargo Ramal E-mail
Valéria Regina Carvalho de Oliveira Diretora de Gestão de Atividades Estudantis 0777 valeria.carvalho@ifrn.edu.br
Paulo Victor da Silva Filgueira Assessor de Assuntos Educacionais 0777 paulo.filgueira@ifrn.edu.br
Karina Bezerra da Fonseca e Silva Martins Assistente social sistêmica 0776 karina.silva@ifrn.edu.br
Liliane de Lima Andrade do Nascimento Assistente social sistêmica 0877 lilliane.nascimento@ifrn.edu.br
Maria Eduarda da Costa Andrade Nutricionista sistêmica 0776 eduarda.andrade@ifrn.edu.br
Waldecio da Silva Trindade Recepcionista 0875 waldeciotrindade@gmail.com