ENDP 2016

Abertura do Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal é marcada por descontração e aprendizados

Evento contou com o lançamento do livro “Por Dentro do IFRN”

Publicada em 21/09/2016 Atualizada há 1 ano

Diretor de Gestão de Pessoas do IFRN participou da apresentação da C4 Produções. Foto: Fernanda Castro

Com mais de 700 inscritos, foi aberto oficialmente na noite desta terça-feira (20) o Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP). A solenidade aconteceu no Praiamar Hotel, em Natal-RN, com organização da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE) do IFRN. O Encontro é realizado pela Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (CNDP).

A abertura contou com uma grande participação dos inscritos, que lotaram o auditório do Praiamar, além de autoridades como o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa; a reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz; a representante do reitor da UFERSA, Keliane Cavalcante; o representante da Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Fábio Pereira Ribeiro; o vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (CONIF); a presidente da CNDP, Maruska Vaz Sansaloni; o diretor de Gestão de Pessoas do IFRN, Auridan Dantas; o superintendente da Fundação de Apoio ao Instituto (FUNCERN), Jairo José dos Santos, além de diretores-gerais de campi e gestores da Reitoria do IFRN.

A solenidade foi marcada pela descontração do grupo C4 Produções. Com uma peça teatral com viés da cultura nordestina, o grupo apresentou lições sobre administração e trabalho no serviço público, com foco no tema do ENDP 2016: “Gestão com Pessoas: um diferencial nas Instituições”. O grupo articulou as falas das autoridades. A presidente da CNDP parabenizou o IFRN pela organização e pela programação do Encontro. A representante da UFERSA destacou o desafio de desenvolver as atividades de Gestão de Pessoas e organizar um evento do porte do ENDP.

Já a reitora da UFRN abordou a necessidade de olhar para o futuro com disposição para propor um novo ciclo de crescimento para a educação. “Se crescemos em quantidade e qualidade, temos o desafio de expandir essa rede de educação e qualificar cada vez mais esse trabalho que fazemos pelo nosso país”, declarou.  Todas as autoridades parabenizaram a solenidade de abertura organizada.

“É um momento muito alegre para nós, de agradecimento pelo trabalho árduo realizado, porque o desejo foi de mostrar que é possível fazer uma gestão com pessoas. É o exemplo de união que precisamos ter neste momento. Nós temos disposição o suficiente, expertise o suficiente e amor pelas nossas instituições”, discursou o reitor do Instituto.

Em seguida, foi lançado o livro “Por Dentro do IFRN”, organizado pela jornalista Marília Estevão. O livro traz fotos e informações sobre os 21 campi e a Reitoria do Instituto, com o selo da Editora do IFRN. A publicação é um estado da arte da educação profissional e tecnológica no Rio Grande do Norte. Dessa forma, prioriza o período de 2008 a 2016, em que o IFRN teve coo gestor principal o professor Belchior Rocha e passou pelo seu processo de expansão pelo Rio Grande do Norte, chegando a 17 cidades do estado. O livro mostra o resultado dessa expansão e foi lançado pela jornalista Marília Estevão e pelo professor Belchior Rocha.

O evento foi encerrado pelo show da Musicampi Potiguar, banda formada por professores de 5 campi do IFRN: Leão Neto, do Campus Natal-Central; Isaac Melo, de Canguaretama; Ana Cláudia Morais, de São Paulo do Potengi; Priscila Gomes, de Macau; Andrey Azevedo, de Currais Novos, e Valdier Ribeiro, do Campus Apodi, com participação especial da servidora Ana Paula Dantas, do Campus Caicó. O grupo traz abordagens contemporâneas de compositores brasileiros, especialmente nordestinos, e vem se apresentando em eventos do IFRN.

Antes da abertura oficial, o ENDP promoveu reuniões dos grupos Forgep/Conif e Forgep/Andifes, além do Encontro das Unidades Siass. O evento segue até a sexta-feira, 23 de setembro, dia do aniversário de 107 anos do Instituto, com palestra do professor Leandro Karnal.

Confira a programação completa

servidores