POR DENTRO DO IFRN

Um ano de gestão: Comunicação e Tecnologia da Informação como parceiros

Terceira matéria da série rememora feitos dos setores que lidam com a informação institucional.

Publicada em 09/05/2017 Atualizada há 12 meses

Série contempla conquistas do IFRN

Após falar sobre os avanços institucionais na perspectiva da administração e do planejamento do IFRN, é tempo de destacar os feitos na área da Tecnologia da Informação (TI) e da Comunicação (Coordenação de Comunicação Social e Eventos – Cocsev –, nos campi, e Assessoria de Comunicação e Eventos – ASCE –, na Reitoria), com destaque aos avanços e inovações da gestão. Os dois setores estão intimamente ligados, sendo inclusive citados como grande área: Tecnologia da Informação e da Comunicação.

Tecnologia da Informação

Para dar mais eficiência às ações sistêmicas, os esforços da Diretoria de Gestão em Tecnologia da Informação (DIGTI) são no sentido de aprimorar cada vez mais o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), software que gerencia as atividades acadêmicas e administrativas do IFRN e de mais 24 Institutos Federais do Brasil.  Além deles, outras parcerias vêm sendo articuladas para levar o Suap a mais instituições, como a Escola Nacional de Administração Pública, a Fundação Joaquim Nabuco e o TJRN

Ainda sobre o SUAP, a DIGTI lançou sua versão mobile, buscando alcançar seus públicos e permitindo o uso através de dispositivos móveis, que representam a maior parte dos acessos à internet no mundo inteiro. O SUAP, que em 2016 completou 10 anos, ganhou matéria especial na revista Inform, publicação do IFRN. Sobre o terreno das parcerias, o IFRN assinou em 2016 seu primeiro contrato de fornecimento de tecnologia: o Collaborative Internet of Things (Internet das Coisas Colaborativas), ou simplesmente Coiot, é o primeiro caso de spin off da Instituição.

Neste ano, a DIGTI comemorou dois anos da implantação da Central de Serviços. O módulo, no Suap, começou a operar em fevereiro de 2015 com um projeto piloto implantado primeiramente na Reitoria. Em poucos meses, atualizações foram aplicadas e o serviço se estendeu a todos os campi. Desde então, mais de 38 mil chamados já foram registrados e atendidos, o que se traduz em uma média de 1.460 chamados por mês. No momento, a equipe trabalha para ampliar a Central para as demais áreas da Instituição, o que visa a promover mais eficiência e controle das ações realizadas.

Por falar em eficiência, outra importante ação será a implantação da tramitação eletrônica de processos administrativos. Além da eficiência, a ação trará mais sustentabilidade e agilidade aos processos do Instituto. A Reitoria já está em fase de testes e a previsão é que todos os memorandos, ofícios, requerimentos e outros documentos tramitem de forma eletrônica até o final de outubro. Os processos serão encaminhados pelo Suap, que vem crescendo para atender às variadas necessidades da Instituição. Depois do Suap Edu, com toda a administração dos dados de ensino do IFRN feita pela DIGTI, a equipe trabalha para criar novos módulos ou expandir os já em funcionamento.

Comunicação

A Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce), juntos às coordenações dos campi, trabalham por promover uma maior integração entre as ações e as divulgações institucionais. Isso é realizado buscando o reforço da identidade e da função social do IFRN, que é transformar a realidade social a partir da oferta de educação profissional, pública e de referência no estado.

Para isso, uma das ações são as apresentações sobre comunicação social e identidade institucional que vêm sendo realizadas nos campi. Junto à DIGTI, o setor trabalha ainda para promover a reestruturação do portal institucional, o que foi iniciado ainda em 2016 e conta com equipes das duas áreas. Com a Digti e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), está finalizando ainda um módulo de controle de eventos no Suap, o que permitirá o acompanhamento de todos os eventos realizados na Instituição tanto por parte dos envolvidos como da comunidade acadêmica.

Com participação de um coletivo de servidores multicampi, a Asce deu início ao desenvolvimento da Política de Comunicação do IFRN, que será construída de forma colaborativa, devendo ficar pronta até o final do ano. A ideia da construção da Política surgiu durante a realização do 3º Encontro de Comunicadores, realizado no Campus Canguaretama.

extensao
servidores