Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão

Um ano de gestão: conquistas e desafios

Não deixe de acompanhar a série de matérias sobre as ações que vêm sendo planejadas e realizadas no IFRN.

Publicada em 25/04/2017 Atualizada há 1 ano

Na última quinta-feira (20), o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa, completou um ano à frente da Instituição. Ele foi eleito com 56% dos votos da comunidade para assumir a gestão de um instituto multicampi com 21 unidades que, juntas, somam mais de 30 mil alunos e quase 3,5 mil servidores, com ofertas que vão do ensino médio à pós-graduação.

Composta por pró-reitores e diretores sistêmicos, a gestão principal da Instituição desempenha ações que alcançam o ensino, a pesquisa e a extensão, passando pelas dimensões administrativas. “A ideia é que nosso trabalho caminhe no sentido de aprimorar os resultados já alcançados e a formação integral – profissional, cultural e social – de nossos estudantes", declarou Wyllys.

A frase pode ser comprovada com números e informações divulgadas pela Instituição e pelos órgãos de imprensa locais e nacionais: foram dezenas de atividades de internacionalização, capacitação, parcerias, avaliações de cursos e melhorias na infraestrutura que reforçam a função social da Instituição: transformar a sociedade a partir da formação integral de seus estudantes. Essas ações podem ser verificadas, por exemplo, através do Relatório de Gestão 2016.

TRANSPARÊNCIA E DIÁLOGO

Um dos objetivos dessa gestão é melhorar cada vez mais os processos de diálogo e transparência institucional. Nesse sentido, o primeiro ano está sendo marcado pelo início do projeto Reitoria no Campus. Os gestores – reitor, pró-reitores, diretores sistêmicos, chefe de gabinete e assessora de comunicação – vão percorrer todos os campi para conversar sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas.

A segunda-feira (24) marcou o início do projeto, com a conversa estabelecida entre os gestores da Reitoria e os servidores do Campus EaD. A pauta principal foi o aprimoramento da política de educação a distância no IFRN. O pró-reitor de Administração, Juscelino Cardoso, expôs a situação financeira do Instituto, que enfrenta o desafio de realizar seu planejamento com a projeção de uma contingenciamento de 25% em seu orçamento.

Os servidores do Campus EaD falaram principalmente da necessidade de expansão do quadro de pessoal. O diretor de Gestão de Pessoas, Auridan Dantas, expôs que participa, junto à Secretaria de Educação Tecnológica do MEC (Setec) de um Grupo de Trabalho que estuda a criação de cargos e revisão da portaria que limita o número de servidores por campus. O diretor-geral do Campus EaD abordou ainda os desafios quanto às formas de fomento nacionais aos programas de educação a distância e o objetivo de levar centros de EaD a todos os campi do IFRN, forma avaliada como estratégica para a consolidação do ensino a distância na Instituição.

Nesta terça-feira (25), a Reitoria no Campus estará presente no Campus Natal-Central e na quarta (26), no Campus Parnamirim, conversando com estudantes e servidores. O projeto segue até junho.

Nos próximos dias, acompanhe uma série de matérias informando sobre as ações que vêm sendo planejadas e realizadas nesse primeiro ano da gestão do IFRN coordenada pelo professor Wyllys Farkatt.