Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Palestras marcam 3º dia de trabalho de delegação estrangeira no IFRN
Visita

Palestras marcam 3º dia de trabalho de delegação estrangeira no IFRN

08/02/2017 - Professores de Portugal e de Cabo verde estiveram em seis campi do Instituto

Palestras marcam 3º dia de trabalho de delegação estrangeira no IFRN

Em Santa Cruz, um auditório lotado ouviu as palavras do professor António Maurício

Nesta quarta-feira (8), o IFRN recebeu a visita da delegação de professores de Portugal e Cabo Verde em seis das suas 21 unidades de ensino. Nos Campi Parnamirim e Zona Norte, os professores Antônio Correia, Antônio Maurício e Arlindo Vieira, da Universidade do Minho (UMinho), em Portugal, visitaram os laboratórios e conheceram os principais projetos e ações de pesquisa. Já em Canguaretama, Mossoró, Natal-Central e Santa Cruz, além das visitas, aconteceram palestras, voltadas a estudantes de graduação e de pós-graduação.

Em Mossoró, o Campus recebeu a palestra da professora Emília Araújo. Intitulada “O Doutoramento: Práticas, Estratégias e Enquadramentos”, a fala foi direcionada a alunos da graduação e das pós-graduações em Matemática, Gestão Ambiental e Educação e Ensino. No Campus Natal-Central, os professores António Correia e Bento Silva falaram sobre ‘A Investigação e Inovação na Escola de Engenharia da UMinho’ e ‘Inovar na Educação com o Blended Learning: estudo centrado no mestrado em Tecnologia Educativa da UMinho’, respectivamente. O enfoque foi dado aos estudantes dos cursos de graduação em Engenharia de Energia e em Gestão Ambiental, dos mestrados em Ensino de Física e em Uso Sustentável de Recursos Naturais, além de doutorandos em Planejamento Energético e do convênio com a UMinho. 

Falando para os alunos das Licenciaturas em Física e Matemática e os da pós-graduação em Educação, o professor António Maurício proferiu palestra no Campus Santa Cruz sobre ‘Interação entre os projetos de ensino e investigação na Escola de Ciências da Universidade do Minho’. Em Canguaretama, o professor Arlindo Vieira, da Universidade de Cabo Verde, fez palestra sobre as ‘Reformas curriculares’ em seu país, situado na costa da África. Com o público-alvo focado em estudantes de graduação e de pós-graduação em Ciências da Educação, voltados à educação no contexto da diversidade (indígenas, quilombolas, etc), naquele campus a palestra serviu de abertura para a jornada pedagógica dos professores da rede municipal. 

Para João Teixeira, professor do IFRN que assessorou a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação durante toda a visita da delegação recebida pelo Instituto, “é muito importante que professores de outras universidades, mais especificamente da Uminho, com quem temos uma cooperação técnico-científica, conheçam nossos projetos de pesquisa e nos opinem sobre eles. É de muita relevância que eles vejam que nossa pesquisa é voltada para a sociedade”.

Programa de Cooperação

Em atividade de 2011, o Programa de Cooperação Técnico-Científica firmado entre a Universidade de Minho e o IFRN é uma rede de cooperação em atividades científicas e acadêmicas entre as duas instituições, que prevê a contribuição contínua para formação e aperfeiçoamento de profissionais na área pedagógica e na pesquisa científica e tecnológica. Em 2017, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte recebe comitiva de professores vindos daquela universidade portuguesa e também da Universidade de Cabo Verde para um balanço das atividades do Programa, para reuniões coletivas com os doutorandos ativos e para discutir o estabelecimento de novos protocolos.

Ações do documento

Página em carregamento