Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Visita

Palestras marcam 3º dia de trabalho de delegação estrangeira no IFRN

Professores de Portugal e de Cabo verde estiveram em seis campi do Instituto

Publicada em 08/02/2017 Atualizada há 1 ano

Em Santa Cruz, um auditório lotado ouviu as palavras  do professor António Maurício

Nesta quarta-feira (8), o IFRN recebeu a visita da delegação de professores de Portugal e Cabo Verde em seis das suas 21 unidades de ensino. Nos Campi Parnamirim e Zona Norte, os professores Antônio Correia, Antônio Maurício e Arlindo Vieira, da Universidade do Minho (UMinho), em Portugal, visitaram os laboratórios e conheceram os principais projetos e ações de pesquisa. Já em Canguaretama, Mossoró, Natal-Central e Santa Cruz, além das visitas, aconteceram palestras, voltadas a estudantes de graduação e de pós-graduação.

Em Mossoró, o Campus recebeu a palestra da professora Emília Araújo. Intitulada “O Doutoramento: Práticas, Estratégias e Enquadramentos”, a fala foi direcionada a alunos da graduação e das pós-graduações em Matemática, Gestão Ambiental e Educação e Ensino. No Campus Natal-Central, os professores António Correia e Bento Silva falaram sobre ‘A Investigação e Inovação na Escola de Engenharia da UMinho’ e ‘Inovar na Educação com o Blended Learning: estudo centrado no mestrado em Tecnologia Educativa da UMinho’, respectivamente. O enfoque foi dado aos estudantes dos cursos de graduação em Engenharia de Energia e em Gestão Ambiental, dos mestrados em Ensino de Física e em Uso Sustentável de Recursos Naturais, além de doutorandos em Planejamento Energético e do convênio com a UMinho. 

Falando para os alunos das Licenciaturas em Física e Matemática e os da pós-graduação em Educação, o professor António Maurício proferiu palestra no Campus Santa Cruz sobre ‘Interação entre os projetos de ensino e investigação na Escola de Ciências da Universidade do Minho’. Em Canguaretama, o professor Arlindo Vieira, da Universidade de Cabo Verde, fez palestra sobre as ‘Reformas curriculares’ em seu país, situado na costa da África. Com o público-alvo focado em estudantes de graduação e de pós-graduação em Ciências da Educação, voltados à educação no contexto da diversidade (indígenas, quilombolas, etc), naquele campus a palestra serviu de abertura para a jornada pedagógica dos professores da rede municipal. 

Para João Teixeira, professor do IFRN que assessorou a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação durante toda a visita da delegação recebida pelo Instituto, “é muito importante que professores de outras universidades, mais especificamente da Uminho, com quem temos uma cooperação técnico-científica, conheçam nossos projetos de pesquisa e nos opinem sobre eles. É de muita relevância que eles vejam que nossa pesquisa é voltada para a sociedade”.

Programa de Cooperação

Em atividade de 2011, o Programa de Cooperação Técnico-Científica firmado entre a Universidade de Minho e o IFRN é uma rede de cooperação em atividades científicas e acadêmicas entre as duas instituições, que prevê a contribuição contínua para formação e aperfeiçoamento de profissionais na área pedagógica e na pesquisa científica e tecnológica. Em 2017, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte recebe comitiva de professores vindos daquela universidade portuguesa e também da Universidade de Cabo Verde para um balanço das atividades do Programa, para reuniões coletivas com os doutorandos ativos e para discutir o estabelecimento de novos protocolos.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas