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Ensino

Publicada em 9 de Fevereiro de 2023 às 09:50 Atualizada em 11 de Julho de 2024 às 10:39

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) é o órgão executivo que planeja, coordena, fomenta e acompanha as atividades e políticas de ensino, integradas à pesquisa e à extensão.

Entre as competências da Proen estão:

  • Atuar no planejamento estratégico, tático e operacional do IFRN, com vistas a subsidiar a definição das prioridades educacionais dos Campi;
  • Propor políticas e diretrizes relativas ao Ensino, articuladamente com as temáticas envolvidas e com os Campi, bem como avaliar sua implementação;
  • Promover e apoiar ações que contribuam para a permanente articulação e integração entre o ensino, a pesquisa, pós-graduação e inovação, a extensão e a internacionalização;
  • Estimular e propor a integração e o desenvolvimento de ofertas educacionais, em rede, inclusive por meio de parcerias e convênios com outras instituições;
  • Definir, conjuntamente com os Campi, o plano de ofertas educacionais;
  • Publicar os editais de acesso discente para cursos técnicos e de graduação;
  • Coordenar, em conjunto com a Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas, a avaliação, admissão/contratação e movimentação de servidores docentes e de servidores(as) técnicos-administrativos com atribuições diretamente vinculadas ao Ensino;
  • Garantir identidade e unidade curricular e desenvolvimento de política e ação pedagógica própria, no âmbito institucional;
  • Coordenar o processo de revisão, implementação, acompanhamento e avaliação da Política de Ensino no âmbito do PPP e do PDI do IFRN;
  • Coordenar a (re)elaboração, avaliação e revisão de documentos institucionais normativos relativos ao Ensino;
  • Propor, ouvindo o Comitê de Ensino, e apresentar ao Colégio de Dirigentes o calendário acadêmico de referência anual;
  • Emitir parecer acerca dos calendários acadêmicos dos Campi, previamente à aprovação pelos respectivos Conselhos Escolares;
  • Coordenar funcionalmente os gestores responsáveis pelo macroprocesso de Ensino nos Campi;
  • Zelar pela unidade da ação institucional do Ensino nos Campi;
  • Zelar pela qualidade socialmente referenciada do Ensino no âmbito institucional.