Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão

Reitor participa de audiências em Brasília em busca de parcerias para o IFRN

Wyllys Farkatt esteve nos Ministérios da Educação, Esporte e Planejamento

Publicada em 26/01/2017 Atualizada há 1 ano

À esquerda, secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Leandro Fróes, e à direita o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt

No início desta semana, dias 23 e 24 de janeiro, o reitor do IFRN, professor Wyllys Farkatt Tabosa, esteve em Brasília a fim de participar de audiências na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), no Ministério dos Esportes e do Planejamento. O objetivo foi debater sobre projetos e ações desenvolvidos no Instituto, procurando parcerias para a execução de atividades acadêmicas, culturais e científicas.

Nas visitas, o reitor levou o livro "Por Dentro do IFRN" e o vídeo institucional a fim de apresentar a Instituição. No Ministério dos Esportes, foi recebido pelo secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Leandro Fróes, a quem apresentou um relatório das atividades desenvolvidas na área dos esportes no IFRN durante 2016, como os Jogos Intercampi dos Servidores, Jogos Intercampi dos Estudantes, Jogos dos Institutos Federais, como também o projeto "Cidade do Brincar - praticando esporte para a Cidadania", desenvolvido pelo Campus Natal-Cidade Alta. "Mostramos a importância dos trabalhos que realizamos e deixamos claro o potencial de ampliação", destacou o reitor. Para isso, foi reforçada a necessidade de construção dos parques esportivos nos campi Parelhas, Lajes, como também no Campus Natal-Cidade Alta.

Após elogiar as iniciativas da Instituição, o secretário apresentou a estrutura do Ministério e as possibilidades de financiamento, realizado através de edital de seleção para 3 áreas: eventos, infraestrutura e projetos. Com base nisso, a Reitoria do IFRN, tendo à frente a Diretoria de Gestão em Atividades Estudantis (Digae) e a Diretoria de Engenharia (Dieng), vai se articular junto aos campi para, já em fevereiro, apresentar ao Ministério projetos para realização de jogos, de programas na área de lazer e qualidade de vida, como também para construir as áreas esportivas dos 3 campi citados. "A ideia também é pensarmos em uma reforma para o parque esportivo do Campus Natal-Central, cujo prédio completa 50 anos em 2017”, lembrou Wyllys Farkatt.

A ida ao Ministério do Planejamento, onde foi recebido por Gleison Rubin, secretário de Gestão, teve em vista a busca pela transformação de Lajes e Parelhas em campi efetivos, e não mais avançados, como também a autonomia financeira e administrativa do Campus EaD, hoje vinculado ao Campus Natal-Central. O reitor discorreu ainda sobre a necessidade não só da manutenção, como da ampliação de cargos e funções para darem conta da complexidade administrativa do IFRN, que conta hoje com mais de 30 mil estudantes. Sobre esses assuntos, o diretor de Gestão de Pessoas do IFRN, Auridan Dantas, participa de Grupos de Trabalho no MEC que buscam as formas de atender às instituições federais de ensino quanto ao quantitativo de pessoal.

Já na Setec/MEC, onde conversou com Geraldo Andrade de Oliveira, diretor de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica, a pauta principal foi o Pronatec. “A previsão é que tenhamos uma diminuição das bolsas formação, mas vamos fazer o possível para continuar com a oferta dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)”, esclareceu Farkatt.

O reitor e os pró-reitores do IFRN voltam a Brasília no período de 13 a 16 de fevereiro, quando deve acontecer reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (CONIF) e dos fóruns nacional de ensino, pesquisa e extensão. Na oportunidade, vão procurar levar os projetos de melhorias e de programas para o IFRN, como também visitar órgãos como Capes e CNPq para ampliação de parcerias.