Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Jifs 2016

IFRN realiza solenidade em homenagem a atletas

Estudantes competiram nas etapas Nordeste e Nacional dos Jogos dos Institutos Federais

Publicada em 21/10/2016 Atualizada há 1 ano

Foto: Alberto Medeiros

Na tarde de hoje (21) o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio da Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae), realizou a Solenidade de Homenagem aos Atletas que competiram nas etapas Nordeste e Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (Jifs). 

Em ambas as competições o IFRN esteve em lugar de destaque, ganhando reconhecimento em Brasília/DF, onde foi realizada a Etapa Nacional, como “a potência dos esportes dos Institutos Federais”, como foi lembrado pelo Professor Arnóbio em seu discurso. Na Etapa Nordeste, que aconteceu em João Pessoa/PB, o IFRN foi o Instituto Federal com a maior delegação, composta por 200 pessoas, e na Etapa Nacional levou uma comitiva de 139 pessoas, sendo 121 estudantes e 18 servidores. 

Os esforços realizados para que os alunos pudessem competir foram compensados, na Etapa Regional os atletas trouxeram 10 medalhas e a quebra de dois recordes. Já na Etapa Nacional foram 9 troféus, sendo 3 de campeão, 4 de vice-campeão, 2 de terceiro colocado, além de diversas medalhas obtidas nas competições de natação, atletismo e judô. 

A mesa da solenidade foi composta pelo Reitor do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa, pelo Diretor de Gestão de Atividades Estudantis, Profº Erivan Sales do Amaral, pelo Diretor-Geral do Campus Natal-Central, Profº José Arnóbio de Araújo Filho, e pelo Presidente da Comissão dos Jogos, Profº Renier Cavalcanti Dantas. Também foi chamado a mesa o atleta Paulo Victor, medalha de ouro na Etapa Nacional no salto em altura, representado toda a delegação de competidores. 

Antes que os alunos realizassem a entrega simbólica dos troféus ao Reitor Wyllys, a mesa pôde agradecer aos presentes todas as vitórias e demonstrar orgulho pelo trabalho realizado. “O significado dos troféus é muito maior do que a estrutura deles”, disse o professor Renier Cavalcanti, que também informou aos presentes que protocolou na Reitoria o pedido de uma Coordenação de Esporte e Lazer, ligada a Digae. 

Em uma fala emocionada, o Diretor-Geral José Arnóbio, lembrou da trajetória do atleta Paulo Victor, que é fruto da Escolinha Carcará, que existe no CNAT desde 2003. Ressaltou também o valor de cada momento vivido durantes as competições e a importância dos profissionais da área de Educação Física. “Nunca achei que o mais importante fosse os troféus ou as medalhas. O mais importante é a formação que vocês têm a possibilidade de vivenciar durante as competições. O metal das medalhas e dos troféus se desgasta, mas os momentos nunca vão se apagar da memória de vocês”, falou o diretor. 

O Professor Erivan Sales do Amaral abriu sua fala agradecendo ao Reitor Wyllys diante do pedido feito para que ele acompanhasse os alunos durante as competições. Saudoso, lembrou dos tempos em que ele estava no papel de atleta e todos os sentimentos que o envolviam, a entrega em cada jogo, o amor pela camisa. “Nós provamos que somos referência não só na educação, mas também no esporte”, declarou. 

O evento foi encerrado com a fala do Reitor Wyllys Farkatt, que antes de tudo passou a palavra para Belchior de Oliveira, reitor do IFRN no período de 2008-2016, em reconhecimento ao planejamento feito durante sua gestão. O Profº Belchior parabenizou os atletas, os professores, a nova gestão e reafirmou a importância da vivência que os atletas têm durante as competições. 

“Não há segredo para a educação. O segredo está aqui. Em um processo de gestão, pessoas comprometidas, todas, cada uma em seu nível de fazer. É dar condições e suporte para que os meninos possam estudar, possam se desenvolver”, finalizou o reitor Wyllys, que voltou a parabenizar todos os envolvidos e puxou uma salva de palmas para os pais dos atletas que estavam presentes, dando reconhecimento ao trabalho que começa sendo realizado dentro de casa, com incentivo aos competidores. 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas