Ações e Programas
Seguindo as orientações do Guia de Transparência Ativa da Controladoria-Geral da União, aqui estão disponibilizadas informações institucionais e organizacionais do IFRN, compreendendo programas, ações, projetos e atividades implementadas pelo Instituto
Programas, projetos, ações, obras e atividades
Atendendo a proposição do Guia de Transparência Ativa da Controladoria-Geral da União, o IFRN disponibiliza acesso ao seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), com vigência entre 2019 e 2026 e o Farol de Desempenho, através do qual é possível observar o esforço institucional através do alcance dos seus objetivos, assim como conhecer os indicadores relacionados a esses.
" O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) impõe-se como o instrumento que apresenta a estratégia de atuação do IFRN, sendo a base para a construção dos planos anuais em todas as suas unidades" (PDI-IFRN, 2019-2026).
Na Seção 8, encontra-se o planejamento estratégico do IFRN, contemplando o seu mapa estratégico e o painel de desempenho estratégico com as metas estabelecidas para o período de vigência do Plano.
Como ferramenta de acompanhamento e de transparência ativa para que a sociedade possa acompanhar o esforço institucional do IFRN para o alcance dos seus objetivos e metas, a Instituição disponibiliza o Farol de Desempenho.
As informações estão organizadas em quatro grandes grupos, chamados perspectivas: Estudantes e Sociedade, Processos acadêmicos, Gestão e infraestrutura, e Orçamento.
Quadro de detalhamento de programas, por unidade orçamentária
É possível acessar o detalhamento dos programas por unidade orçamentária no Portal da Transparência.
Veja o passo a passo para ter acesso, a seguir:
- Acessar o Portal da Transparência: http://transparencia.gov.br;
- No menu superior, localizar Consultas Detalhadas →Orçamento;
- Na tela seguinte, escolher a opção Orçamento da despesa;
- Utilizar a barra lateral esquerda de filtros para adicionar um filtro de Órgão. Recomendamos utilizar o código de Unidade Orçamentária do IFRN no SIAFI: 26435;
- Clique em Adicionar;
- Clique em Consultar;
- No final da tela, localizar e clicar no botão Gerar link.
Relatórios de Gestão
Acesse os relatórios de gestão do IFRN e conheça como o IFRN aplica os recursos públicos que lhes são destinados, seus principais ações e projetos, as suas unidades executoras, indicadores de desempenho e o alcance institucional em todo o Estado do Rio Grande do Norte.
Acesse clicando aqui.
Governança
"O modelo de governança do IFRN se estabelece concebendo a Reitoria, como unidade superintendente, e os campi do IFRN como organizações escolares detentoras de sua própria estrutura administrativa hierárquica e de governança. Nesse sentido, o dever de prestar contas à sociedade acerca do seu fazer institucional para alcançar a sua missão para produzir e entregar valor público na forma de função social, depende da existência de suas instâncias de governança".
"As unidades internas de governança são constituídas pelos colegiados superiores e colegiados internos, responsáveis pela governança direta, e por órgãos sistêmicos e comissões permanentes, responsáveis pelo apoio à governança interna".
"Esse modelo segue o que prevê o Decreto 9.203/2017, que dispõe sobre a Política de Governança da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, a qual apresenta a Governança como um “conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade”".
"Mecanismos de liderança"
Compõem os órgãos colegiados superiores o Conselho Superior (Consup), como órgão máximo da administração do IFRN; o Colégio de Dirigentes (Codir); e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex), cujas atribuições estão estabelecidas no Estatuto do IFRN.
Os colegiados internos são aqueles que estão vinculados à Reitoria e aos campi do IFRN. Na Reitoria, são os comitês, colegiados e comissões permanentes vinculados aos macroprocessos institucionais que compõe a estrutura administrativa da Reitoria, sendo apresentados, a seguir, apenas os órgãos vinculados ao macroprocesso Governança:
I. Colégio de Dirigentes (Codir);
II. Colégio Gestor da Reitoria (CGR);
III. Comitê Institucional de Governança (CIG);
IV. Comitê de Governança Digital (CGD);
V. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex);
VI. Comissão Própria de Avaliação (CPA);
VII. Comissão de Ética Institucional (CEI);
VIII. Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua).
IX. Câmara de Conciliação e Mediação de Conflitos (CCMC);
X. Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar (CPPAD).
No âmbito dos campi, os órgãos colegiados vinculados ao macroprocesso Governança são:
I. Conselho Escolar;
II. Colégio Gestor do Campus (CGC);
III. Comissão Própria de Avaliação (CPA) Local.
"Mecanismos de estratégia"
A estratégia no IFRN é balizada por meio de sua função social, princípios e concepções estabelecidas no documento base do seu Projeto Político Pedagógico (PPP) (https://portal.ifrn.edu.br/documents/2439/PPP_-_01_de_agosto_2013_DB.pdf). Assim, o Projeto Político Pedagógico, sintetiza, através da função social nele estabelecida, o valor institucional produzido e entregue à sociedade.
Função Social
“A função social do IFRN é ofertar educação profissional e tecnológica – de qualidade referenciada socialmente1 e de arquitetura político-pedagógica capaz de articular ciência, cultura, trabalho e tecnologia – comprometida com a formação humana integral, com o exercício da cidadania e com a produção e a socialização do conhecimento, visando, sobretudo, a transformação da realidade na perspectiva da igualdade e da justiça sociais. Desse modo, o IFRN contribui para uma formação omnilateral que favorece, nos mais variados âmbitos, o (re)dimensionamento qualitativo da práxis social.” (PPP, IFRN, 2012)
No campo do planejamento estratégico, considerando a função social do IFRN, a partir da concepção de valor social que ela assume, é concebido o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), instrumento pelo qual é consolidada a estratégia de atuação do IFRN. Trata-se de um plano estratégico que norteará todas as ações institucionais que serão desenvolvidas ao longo de sua vigência, sendo a base para os planejamentos anuais de gestão de todas as unidades organizacionais da Instituição.
Nele, além das diretrizes para o desenvolvimento das ações institucionais, são apresentadas a Missão, a Visão e os valores institucionais, concebidos para que o IFRN possa oferecer a sociedade as entregas provenientes do exercício da sua função social. Ambos se apresentam como principais mecanismos orientadores da ação institucional. São eles:
Missão Institucional
“Prover formação humana, científica e profissional aos discentes visando o desenvolvimento social do Rio Grande do Norte.”
Visão Institucional
“Consolidar-se como uma instituição de referência nacional e identificada por sua excelência na formação humana e profissional, geradora de desenvolvimento científico e tecnológico, até 2026.”
Valores Institucionais
- Comprometimento - corresponde ao comprometimento dos servidores com o atendimento dos objetivos e da missão institucional;
- Cooperação - pautada nos princípios de justiça, participação, corresponsabilidade, igualdade nas relações sociais e nos processos de gestão;
- Diversidade - pautada no reconhecimento das diferenças históricas, econômicas, culturais e sociais;
- Equidade - pautada no reconhecimento e fortalecimento de que o desempenho da instituição depende da valorização, do desenvolvimento pessoal e técnico, do bem-estar e da realização profissional de todos os servidores de forma equitativa;
- Ética - pautada nos princípios de transparência, justiça social e responsabilidade com o bem público; e
- Responsabilidade socioambiental - pautada na sustentabilidade e responsabilidade social e ambiental.”
"Mecanismos de controle"
Em relação aos mecanismos de controle, esses são realizados pelos seguintes órgãos internos de apoio à Governança:
b) Ouvidoria;
c) Corregedoria;
d) Unidade de Gestão da Integridade (UGI);
f) Procuradoria Jurídica (Proju);
g) Comissão Própria de Avaliação (CPA);
i) Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD);
A Instituição ainda conta com os órgãos de apoio à governança externa, Controladoria Geral da União (CGU); Ministério Público Federal (MPF) e demais entidades de controle social; e com os órgãos externos de Governança, como os órgãos superiores e o Tribunal de Contas da União (TCU).
São mecanismos de controle, ainda, os serviços e relatórios que são publicizados na página Acesso à Informação do Portal Eletrônico do IFRN, instrumentos disponibilizados à sociedade para que essa possa exercer o devido controle social." (Plano de Integridade do IFRN, 2023-2025).
Para acessar o endereço de cada órgão de governança ou de apoio à governança do IFRN, acesse o link a seguir: https://portal.ifrn.edu.br/institucional/governanca/.
O Programa de Integridade do IFRN
Para informações sobre o Programa de Integridade do IFRN, acesse o link a seguir: https://portal.ifrn.edu.br/institucional/governanca/gestao-da-integridade/
Acessando o Plano de Integridade do IFRN, você terá acesso a um robusto instrumento de gestão de riscos que visa o estabelecimento de medidas, mecanismos e práticas organizacionais que irão nortear as ações de integridade nesse e no próximo exercício.
Informações gerais sobre programas que resultem em renúncias de receitas
Não há informações.
Informações sobre programas financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)
Não há informações.
Contato principal
Abaixo, as formas de contatar o setor e a equipe de responsáveis:
- Setor responsável:
- PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PRODES/RE)
- Telefones:
- (84) 4005-0868, (84) 4005-0756, (84) 4005-0752
- Servidores responsáveis:
- Antonia Francimar da Silva, Raphael Siqueira Fontes
Setores internos
Conheça os subsetores do setor PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL :
Assessoria de Gestão de Dados e Desempenho Estratégico da PRODES
- Sigla do setor
- AGDE/PRODES/RE
- Telefones
- (84) 4005-0576
Assessoria de Inovação em Gestão Pública
- Sigla do setor
- ASIGP/RE
Assessoria de Organização e Métodos
- Sigla do setor
- ASOM/RE
- Telefones
- (84) 4005-0768
Assessoria de Projetos Estratégicos/PRODES
- Sigla do setor
- ASPE/PRODES/RE
Comissão Central de Acompanhamento do PGD
- Sigla do setor
- COCA PGD/RE
Coordenação de Monitoramento de Projetos
- Sigla do setor
- COMPRO/RE
- Responsável
- Carlos Andre de Oliveira
Coordenação de Planejamento e Avaliação
- Sigla do setor
- COPLAV/RE
- Responsável
- Raquel Priscyla da Silva Costa
Comissão Estudo Viabilidade Inclusão Jornada Adequada no PGD
- Sigla do setor
- COSAVPGD/RE
Centro de Tecnologia Mineral - CT Mineral
- Sigla do setor
- CTMIN/RE
Centro de Tecnologia Mineral Professor José Yvan Pereira Leite
- Sigla do setor
- CT MINERAL/RE
Escritório de Projetos
- Sigla do setor
- EP/RE
Assessoria de Planejamento Estratégico
- Sigla do setor
- ASPE/RE
Gestão de Processos
- Sigla do setor
- GP/RE
Publicada em 11 de Setembro de 2023 às 15:37 ― Atualizada em 2 de Dezembro de 2024 às 14:23