Mudança

Campus Natal-Cidade Alta do IFRN passa a se chamar Natal-Centro Histórico

Após consulta, o novo nome foi aprovado pelo Conselho Superior do Instituto e pelo Ministério da Educação

Publicada por Max Praxedes em 26/12/2023 Atualizada há 4 meses, 1 semana

Após a tramitação no Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e no Ministério da Educação (MEC), o processo de mudança de nome do Campus Natal-Cidade Alta do Instituto foi concluído. A partir de agora, a Unidade de Ensino passa a se chamar Campus Natal-Centro Histórico.

A sugestão de mudança de nome do Campus é discutida desde 2015, em virtude das dificuldades de comunicação causadas pelo nome anterior e o exercício em duas unidades em bairros distintos. Nos dias 30 e 31 de março de 2022, a comunidade acadêmica do Campus foi consultada e aprovou, com 69,9% dos votos, a mudança de nome. Após a consulta, um relatório com o pedido foi enviado para o Consup e, em seguida, para o MEC.

Histórico do Debate

Em 2015, o então diretor-geral, Lerson Maia, apresentou a proposta inspirada no Campus Centro Histórico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Na metade do ano seguinte, a comunidade acadêmica foi consultada durante o Multifóruns de Debate, sendo amplamente aceita pelos técnicos administrativos na ocasião. Em 2017, os docentes da Unidade foram consultados, através de um formulário digital, e todos os que responderam concordaram com a proposta.

No dia 23 de março de 2022, foi apresentada a proposta para o novo nome: Natal - Centro Histórico, através do canal no YouTube do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN. "Temos discutido o novo nome para o Campus em razão de todas as atividades acadêmicas terem sido concentradas na Unidade Rocas. A proposta foi levantada anos atrás e agora foi apresentada com um novo cronograma", explicou o diretor-geral do Campus, professor Ayres Charles. Ainda em 2022, o processo foi enviado para o Consup, que aprovou a mudança do nome. Em dezembro de 2023 o nome foi cadastrado na Ministério da Educação, finalizando a formalização da mudança.

O estudante de Eventos, Pedro Venâncio, acredita que além de resolver os ruídos de comunicação, o nome aprovado pela comunidade acadêmica reafirma a importância da inserção do IFRN nos bairros que mais precisam da sua atuação: "Com essa ação, o Centro Histórico de Natal avança em suas fronteiras pré-estabelecidas (Ribeira - Cidade Alta) e abraça as Rocas, reafirmando a importância do bairro para a nossa história. Espero que com isso consigamos inserir cada vez mais a comunidade local em nossa instituição, com projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para o desenvolvimento da região, dever da educação pública", disse.

Campus Natal-Centro Histórico do IFRN (2023)

Centro de histórias

Datado do início do século XX, o antigo casarão que abrigou a Escola de Aprendizes Artífices, o Liceu Industrial e a Escola Industrial de Natal, foi palco de centenas de histórias. Entre as décadas de 20 e 30, passou por diferentes reformas, numa das quais ganhou o piso superior e a fachada que o caracteriza.

Na década de 1970, o prédio histórico foi concedido à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que instalou no local, entre outros órgãos, sua Televisão Universitária, com funcionamento até 1995. Mais de uma década se passou, e, motivada pela iminência do centenário do então Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Cefet-RN) e pelo estado de abandono em que se encontrava o prédio, o edifício foi reivindicado e reintegrado, sua reinauguração ocorreu em 23 de setembro de 2009.

Em abril de 2016, o Campus Natal-Cidade Alta inaugurou sua primeira ampliação: uma nova Unidade no histórico bairro das Rocas, a cerca de 2 km de distância de seu histórico prédio na Avenida Rio Branco. O edifício da Unidade Rocas também abrigou muitas histórias, pois costumava funcionar a antiga Rotunda, sede da oficina de recuperação das locomotivas e vagões da Rede Ferroviária Federal (Refesa). Hoje, as novas dependências contam com diversas salas de aula, quadra poliesportiva, pista de skate e estacionamento ampliado para estudantes e funcionários. As principais atividades do Campus se concentram nos eixos tecnológicos voltados à produção cultural, multimídia, eventos, turismo e lazer.

Natal-Centro Histórico
Mudança