ACORDI

Projeto ACORDI - Atividades Corporais Despertando o Idoso

Publicada em 06/09/2013 Atualizada há 1 ano

Intervir positivamente na realidade da comunidade em que está inserido é uma das metas do IFRN e o projeto ACORDI (Atividades Corporais Despertando o Idoso) tem desempenhado esse papel de forma significativa junto aos santa-cruzenses da terceira idade. Diante da necessidade de oferecer atividades físicas regulares, acompanhamento de saúde e intervenções na realidade social da comunidade, o ACORDI atende a aproximadamente 100 pessoas, nas manhãs de terça à sexta, nas dependências do IFRN Santa Cruz, promovendo aulas de dança, ginástica, hidroginástica e fisioterapia.

Coordenado pela Professora Ivanilda Freire, o ACORDI tem servido como alternativa para parte da população que busca mais qualidade de vida, pois além das atividades físicas, a equipe do projeto desenvolve atividades de monitoramento de frequência cardíaca e pressão sanguínea, bem como avaliações de saúde. Há ainda ciclos de palestra a respeito de temas relacionados à saúde e ao bem-estar, e saúde da mulher, já que, mesmo estando aberto para todos os gêneros, o projeto conta hoje apenas com a participação de mulheres.

A aceitação e assiduidade dos participantes são ótimas e o número de desistências está próximo de zero, pois a equipe coordenadora do projeto também faz intervenções domiciliares aos alunos faltosos e preocupa-se com questões relacionadas à situação social.

Antes de entrar no projeto, os participantes passam por avaliações antropométricas e físicas, além de avaliação médica para atestarem que estavam aptos para as práticas esportivas. Para a equipe, composta por professores de educação física e alunos do IFRN Santa Cruz, são promovidas reuniões para a discussão sobre aspectos da corporeidade e do envelhecimento humano.

Para este ano está prevista a realização de um grande evento alusivo ao Dia Nacional do Idoso.

extensao