Parceria

Acordo vai ampliar o desenvolvimento tecnológico do IFRN

Publicada por Habyner Lima em 15/03/2024 Atualizada há 1 mês, 1 semana

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em reunião no dia 15 de março de 2024, realizaram a assinatura do protocolo de intenções, que formaliza a parceria entre as instituições.

O reitor do IFRN, professor José Arnóbio declarou o desejo de manter os laços entre as instituições ao longo dos anos: “A gente espera que essa parceria que já existia continue se consolidando e que mantenha a longevidade, pois a intenção dessa cooperação visa intensificar esforços que complemente as experiências entre nós”. O gestor citou ações realizadas anteriormente fruto de parcerias entre as instituições, citando as ações em conjunto. Na oportunidade, Arnóbio ainda lembrou a plataforma Samanaú, que monitora dados meteorológicos. O reitor aproveitou a oportunidade para fazer um passeio entre a história de 105 anos da instituição: “A gente trabalha para que o IFRN possa continuar emancipando vidas e diminuindo a desigualdade social tão presente no Brasil”, declarou.

Clezio Marcos, diretor do INPE, destacou a importância da parceria entre as instituições: “temos um futuro brilhante que precisa ser pavimentado, o trabalho já vem sendo desenvolvido e a ideia é que nós possamos consolidar ainda mais”, disse. Ainda durante sua fala foi destacado o potencial do IFRN: “O instituto tem um potencial imenso na área de tecnologia que precisamos explorar", disse o gestor.

Representações

Pelo IFRN, participaram José Arnóbio, reitor do IFRN, o professor Moisés Souto, interlocutor das relações entre as instituições; O pró-reitor de pesquisa, inovação e pós graduação, professor Avelino Lima Neto, já o INPE foi representado por Clezio Marcos de Nardin, diretor; Marcos Aurélio dos Santos, coordenador espacial do nordeste; Fátima Mattiello, engenharia de sistemas e Manoel Jozeane Mafra de Carvalho, engenheiro; Outros representantes da gestão sistêmica do IFRN também estiveram presentes.

IFRN assina protocolo de intenções com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (02)

parceria
INPE