Instituto realiza atividades colaborativas com o IF Goiano

IFRN fortalece parcerias em pesquisa e inovação entre as instituições

Publicada por Habyner Lima em 29/04/2024 Atualizada há 2 semanas, 6 dias

De 24 e 26 de abril, representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Polo de Inovação do IFRN realizaram uma série de atividades colaborativas com o Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A visita foi coordenada pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, professor Alan Carlos da Costa. O diálogo teve como objetivo a troca de experiências e o fortalecimento de parcerias em áreas estratégicas.

O evento contou com a participação do professor João Teixeira de Carvalho Neto, diretor de Inovação Tecnológica do IFRN, e Rafael Hernandez dos Passos, diretor do Polo de Inovação CT Mineral do IFRN.

Instituto realiza atividades colaborativas com o Instituto Federal Goiano_Matéria - Corpo-01

Programação

No primeiro dia, a equipe foi recebida pela diretora da Agência de Inovação do IF Goiano, Márcia Cristina Puydinger de Fazio, e discutiram temas como propriedade intelectual, transferências de tecnologia, serviços tecnológicos e empreendedorismo inovador.

No dia seguinte, João Teixeira liderou um curso sobre as funcionalidades do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) para gestão da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, seguido de uma palestra sobre serviços tecnológicos no âmbito do Marco Legal da Inovação.

O evento, realizado no IF Goiano em Goiânia, contou com ampla participação de servidores de diversos institutos federais: “Os cursos ministrados foram uma excelente oportunidade para discutir como podemos utilizar o Suap para aprimorar nossa gestão de pesquisa, pós-graduação e inovação e para trocar experiências na prestação de serviços tecnológicos. Este tipo de intercâmbio é fundamental para fortalecer nossas capacidades institucionais e ampliar o impacto de nossas iniciativas no marco legal da inovação”, concluiu João Teixeira.

A visita concluiu-se em 26 de abril com uma tour pelo Campus Rio Verde do IF Goiano, onde a comitiva do IFRN explorou os laboratórios e projetos de inovação. Acompanhados pela professora Suzana Maria Loures de Oliveira Marcionilio, diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus, a comitiva visitou também o Polo de Inovação Embrapii do IF Goiano, onde foram recebidos pelo diretor do polo, Professor Gustavo Castoldi, e a gerente de projetos, Rúbia Cristina Arantes Marques.

Um dos destaques da visita foi o (Ceagre) - Centro de Excelência em Agricultura Exponencial, uma colaboração entre o IF Goiano, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), o Estado de Goiás e a Prefeitura de Rio Verde. O centro visa desenvolver tecnologias para a agroindústria e sua aplicação prática. Durante esta visita, foram apresentadas diversas iniciativas de extensão e empreendedorismo inovador, consolidando o papel do Ceagre como um hub de inovação na região.

Instituto realiza atividades colaborativas com o Instituto Federal Goiano_Matéria - Corpo-02

parceria
ifgoiano