Governança e transparência

Farol de Desempenho é medalhista no Concurso de Boas Práticas do MEC

Iniciativa premiou ações de governança e integridade em órgãos federais de educação

Publicada por Cleyton Nascimento em 29/11/2023 Atualizada há 5 meses, 2 semanas

O IFRN conquistou o segundo lugar no 1º Concurso de Boas Práticas, promovido pela Assessoria Especial de Controle Interno (Aeci) do Ministério da Educação (MEC). O resultado foi divulgado no final de outubro e a premiação foi realizada durante a cerimônia de abertura do 1º Seminário Anual de Controle Interno (Saci) do MEC, na terça-feira, 28 de novembro, em Brasília/DF.

O concurso contou com 77 inscrições e teve 34 finalistas, reunindo iniciativas de todas as regiões do Brasil com o intuito de evidenciar as boas condutas produzidas na gestão federal de órgãos educacionais. De acordo com o MEC, uma boa prática é uma ação institucional que contribua com o aprimoramento da gestão, podendo ser inovadora ou não.

Dos projetos finalistas — de universidades, institutos federais e autarquias vinculadas ao Ministério – foram premiadas as duas melhores práticas em cada categoria: “Aprimoramento da Integridade Pública”; “Aprimoramento da Transparência Ativa e Passiva e da Participação Social na Gestão Pública”; “Fortalecimento da Gestão de Riscos e dos Controles Internos”; “Aprimoramento da Atividade Correcional e de Aplicação da Lei Anticorrupção”; e “Aprimoramento das Atividades de Auditoria Interna”. O Farol de Desempenho do IFRN foi o segundo colocado na categoria "Aprimoramento da Transparência Ativa e Passiva e da Participação Social na Gestão Pública".

Participação e articulação

“Ficamos felizes de ter contribuído com essa participação da Instituição, uma ação conjunta da Unidade de Gestão da Integridade com a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Nossa intenção é divulgar essa importante ferramenta de acompanhamento do planejamento estratégico e de transparência. A premiação é o reconhecimento de um trabalho sério realizado a muitas mãos. É relevante destacar o apoio da equipe da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação de nossa instituição”, disse Ismael Coutinho, chefe da Unidade de Gestão da Integridade do IFRN e responsável pela inscrição do Farol do concurso.

Já Antônia Silva, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFRN, disse que “concluída a premiação aqui em Brasília, resta o sentimento de trabalho realizado diante da grande contribuição que o Farol de Desempenho do IFRN para o campo da transparência e da prestação de serviço ao qual sempre nos temos colocado à disposição para sociedade. É um grande orgulho para nossa instituição essa premiação”. Antônia representou o reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, que está em viagem oficial ao continente africano.

Premiação aconteceu em Brasília

Práticas inovadoras

Para o chefe da Aeci, Marcus Vinicius de Azevedo Braga, o concurso foi um sucesso, pois permitiu a articulação em torno da inovação, no âmbito da rede de atores que compõe o Ministério da Educação. “O concurso traz como grande contribuição pôr a lupa em práticas relevantes, de sucesso e inovadoras, antes restritas na ponta da execução da política pública”, destacou.

Na cerimônia, o ministro da Educação, Camilo Santana, parabenizou todos os vencedores das doze iniciativas: “A educação é feita por todos nós do esforço de cada profissional na universidade, no instituto, no município e no estado. Cada agente público dentro do seu estado, do seu espaço, enfrentando as limitações e desafios, tem o potencial de fazer melhor, promover a qualidade e tornar o processo educativo cada vez mais aprimorado, para que a educação seja o que o Brasil deseja e precisa”, afirmou.

Farol de Desempenho

O Farol de Desempenho é uma ferramenta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRN que possibilita o acompanhamento, por toda a comunidade, dos principais processos críticos da instituição. Esses processos críticos, conhecidos como Objetivos Estratégicos, são agrupados em quatro grandes grupos, chamados de Perspectivas, que no caso do Instituto são: Estudantes e Sociedade, Processos acadêmicos, Gestão e infraestrutura, e Orçamento.

Os objetivos estratégicos, por sua vez, são formados por Indicadores de Desempenho, que visam garantir a realização dos objetivos estratégicos. São esses indicadores, que possibilitam também, o acompanhamento do PDI por parte de todos, e o gerenciamento por parte dos responsáveis pelos indicadores.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação.

governança
Integridade