Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

Estudantes do IFRN viajam para intercâmbio no Uruguai

Alunas e alunos irão cursar um semestre letivo na Universidad Tecnológica del Uruguay

Publicada em 02/03/2023 Atualizada há 1 ano, 2 meses

Os sete alunos viajaram na terça-feira, 28 de fevereiro

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri/IFRN), proporcionou a mobilidade de sete  estudantes para uma instituição no Uruguai. Os discentes, selecionados pelo Edital n° 07/2022, embarcaram na última terça-feira, 28 de fevereiro de 2023, para Montevidéu, onde irão cursar um semestre letivo na Universidad Tecnológica del Uruguay (UTEC).

A ação tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da internacionalização do IFRN, além de promover o aproveitamento de estudos realizados por meio do intercâmbio de informações e permitir o desenvolvimento individual, acadêmico e social dos estudantes envolvidos.

Ao todo, sete estudantes foram selecionado pelo edital: Allan Santos e Jacó Andrade, do Campus Natal-Central, Débora Costa, do Campus Mossoró, Paulo Eduardo Júnior, do Campus São Gonçalo do Amarante, Sarah Gois, do Campus João Câmara, Willian Tomaz, do Campus Natal - Zona Leste, e Yesa Costa, do Campus Nova Cruz. Quatro deles irão cursar disciplinas no Campus Paysandú, dois no Campus Durazno e um no Campus Rivera.

Samuel Lima, assessor de Extensão e Relações Internacionais do IFRN, destacou o desenvolvimento das ações realizadas pela Aseri, responsável por auxiliar e prospectar a mobilidade internacional discente. “São muito importantes para assessorar os estudantes, para que eles se preparem para chegar ao país e à instituição internacional.”

Expectativas

O aluno Paulo Eduardo Júnior, em outro momento, contou sobre a preparação e as expectativas para esse semestre. Já em terras uruguaias, o intercambista relata que as primeiras horas foram bem corridas. "Está sendo uma experiência incrível. Montevidéu é uma cidade muito bonita, e o pessoal da UTEC foi bem receptivo com todos nós. Na terça, a equipe nos levou para conhecer alguns pontos turísticos da capital. Ficamos o dia todo fora, chegando no hotel já no início da noite. Ontem (01), estivemos na sede da UTEC, onde funciona a parte administrativa, e conhecemos alguns laboratórios. Nesta quinta-feira (02), sairemos para as cidades onde ficam localizados os campi. Eu ficarei em Rivera." Quanto à adaptação ao idioma, "ainda estou me acostumando. Os uruguaios falam muito rápido, mas se pedir para falarem devagar, dá para entender tudo", comemora.

 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas