Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ética

Comitê de Ética em Pesquisa do IFRN realiza retrospectiva de 2023

Número de ações realizadas pela pasta é destaque

Publicada por Habyner Lima em 11/01/2024 Atualizada há 3 meses, 2 semanas

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Cep/IFRN), enumerou centenas de contribuições em 2023, o colegiado emitiu no ano passado, cerca de 151 pareceres consubstanciados e 77 protocolos aprovados. Os números foram maiores do que em 2022, quando a pasta emitiu 105 pareceres consubstanciados emitidos pelos membros do comitê e aprovação de 54 projetos de pesquisa. O colegiado atuou ativamente no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

Ao longo de 2023, foram realizadas 14 reuniões ordinárias, sendo a última reunião em 18 de dezembro de 2023, em formato online.

Parceria

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) é uma das parceiras do comitê, e contribuiu nas ações dentro do IFRN e ofertando cursos de capacitação para a comunidade de pesquisadores do instituto.

Desde 2018 o comitê vem realizando junto a comunidade local capacitações e discussões sobre a ética em pesquisa com seres humanos e as etapas de submissão de protocolos através da Plataforma Brasil, conforme a Portaria nº 1577/2018-RE/IFRN.

Recesso

O comitê entrará em recesso durante os meses de janeiro e fevereiro, tendo sua primeira atividade em 2024, sendo realizadas em 11 de março de 2024, momento que será definido o calendário de atividades do novo ano vigente.

Palavras-chave:
ética
pesquisa

Notícias relacionadas