Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Comunicado

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IFRN suspende atividades

Decisão foi tomada durante reunião ordinária do Comitê para minimizar impactos nos protocolos de pesquisa

Publicada por Max Praxedes em 10/04/2024 Atualizada há 2 semanas, 5 dias

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (CEP/IFRN) anunciou, na última terça-feira (9), a suspensão (temporária ou parcial) de suas atividades. A decisão foi tomada durante a 2ª Reunião Ordinária, realizada no dia 8 de abril deste ano.

Durante a reunião, o Comitê definiu que os protocolos de pesquisa submetidos enquanto o calendário de atividades estiver suspenso, que receberam parecer de "pendente", incluindo os discutidos na última reunião, serão analisados "ad referendum" pelo CEP quando ressubmetidos, e que o CEP/IFRN estará disponível para prestar auxílio e esclarecimentos aos pesquisadores e participantes de pesquisa por meio do e-mail institucional: cep@ifrn.edu.br, mesmo durante a paralisação.

As medidas visam respeitar o direito de greve dos servidores e adequar-se às normativas vigentes, conforme estabelecido no regimento interno do CEP/IFRN e na Carta Circular nº 244/2016/CONEP/CNS/GB/MS, além de minimizar os impactos sobre os protocolos já submetidos para avaliação e garantir a comunicação eficiente com os pesquisadores e participantes de pesquisas.

O Comitê informou ainda que, após o término da paralisação, será convocada uma reunião extraordinária para definir um novo calendário de reuniões e a retomada da tramitação dos protocolos. Em 2024, o Comitê avaliou 17 projetos de pesquisa e emitiu 23 pareceres consubstanciados.

Acesse:

Palavras-chave:
Comunicado
Pesquisa
Comitê de Ética
Seres humanos
Greve

Notícias relacionadas