Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa

Abertas inscrições para ingresso no Grupo de Estudos em Biomecatrônica

GEB é voltado para estudantes e servidores e não requer experiência prévia na área.

Publicada por Ismara Medeiros em 05/10/2026 ― Atualizada em 5 de Outubro de 2026 às 08:55

O Campus Parnamirim do IFRN está com inscrições abertas para estudantes e servidores que tenham interesse em integrar o Grupo de Estudos em Biomecatrônica (GEB). A iniciativa é direcionada à exploração de aplicações tecnológicas nas áreas de saúde, reabilitação, acessibilidade e inovação, abordando temas como próteses inteligentes, exoesqueletos, sensores biomédicos, interfaces cérebro-computador, jogos sérios e tecnologias assistivas.

O GEB é vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Redes e Sistemas Computacionais (NOCS Lab) e ao Grupo de Pesquisa em Mecatrônica (GPMEC), ambos do Campus Parnamirim.

“Não é necessário possuir experiência prévia. O grupo foi concebido como um espaço de formação, aprendizagem colaborativa e desenvolvimento de competências para todos os interessados em tecnologia aplicada à saúde”, explica o coordenador do GEB, professor Victor Pimentel.

Inscrições

As inscrições poderão ser efetivadas de 5 a 9 deste mês, por meio de formulário eletrônico disponível em: https://forms.gle/MvDtXruPrRapQc1W6. Serão destinadas quatro vagas para estudantes voluntários, sendo divididas igualmente entre alunos dos cursos de Informática (2) e Mecatrônica (2). Não há limitação de vagas para servidores.

Os 38 primeiros inscritos terão a oportunidade de participar do workshop “Introdução à Biomecatrônica”, promovido pelo GEB no próximo dia 15. Também integrarão o grupo do campus que visitará a edição 2026 da Mostra Científica do Instituto Santos Dumont (ISD), que ocorrerá no dia 26 de outubro, em Macaíba.

Palavras-chave:
Grupo de estudos Pesquisa Biomecatrônica

Notícias relacionadas