Evento
1ª Semana da Diversidade promoverá debates, cultura e valorização da diversidade no IFRN
Evento acontecerá de 15 a 18 de junho no Campus Nova Cruz, reunindo palestras, roda de conversa e apresentações culturais
Publicada por Ana Lima em 08/06/2026 ― Atualizada em 8 de Junho de 2026 às 13:47
O Campus Nova Cruz Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizará, entre os dias 15 e 18 de junho de 2026, a I Semana da Diversidade (SEMADIVE). A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade (Nugedi), em parceria com o Grêmio Estudantil Nísia Floresta, e tem como objetivo fortalecer o diálogo sobre diversidade, inclusão, respeito às diferenças e direitos humanos no ambiente educacional e na sociedade.
Com atividades programadas para acontecer no Auditório do campus, a SEMADIVE será aberta tanto à comunidade acadêmica quanto ao público externo, reunindo estudantes, servidores e membros da sociedade em uma agenda diversificada de reflexões, debates e manifestações culturais.
Espaço para diálogo e conscientização
A proposta da ação é promover discussões sobre temas relacionados à diversidade de gênero, orientação sexual, inclusão social e direitos da população LGBTQIAPN+, contribuindo para a construção de ambientes mais acolhedores, respeitosos e democráticos. Além de palestras e rodas de conversa, a programação contará com apresentações culturais, cine-debate e momentos de integração voltados para toda a comunidade participante.
Convidadas e atividades
Entre os destaques da programação está a palestra de abertura, ministrada pela professora, mestre e ativista dos direitos LGBTQIAPN+, Rebecka de França, atual coordenadora da Diversidade Sexual e de Gênero do Estado do Rio Grande do Norte. A convidada abordará o tema “Territórios da LGBTQIA+fobia: leitura geográfica das violências no espaço escolar e no contexto potiguar”.
A programação também contará com a roda de conversa “Pessoas LGBTQIAPN+ no mundo do trabalho: vivências e oportunidades”, que terá a participação de Estela Mirian, psicóloga e especialista em Direitos Humanos com atuação na área de Diversidade, Equidade e Inclusão, atualmente integrante do WWF-Brasil, e de Marcelly Domingos, estudante de Serviço Social, maquiadora, cabeleireira, bailarina e mobilizadora social vinculada ao Núcleo de Cidadania dos Adolescentes.
Confira a programação
| 15 de junho (segunda-feira) |
14h50 – Palestra Tema: Territórios da LGBTQIA+fobia: leitura geográfica das violências no espaço escolar e no contexto potiguar Palestrante: Rebecka de França |
| 16 de junho (terça-feira) |
8h30 – Abertura da Exposição Fala de abertura das exposições; Apresentação da feira da diversidade; Apresentação musical com a Banda 108. 14h30 – Cinema + Debate Exibição do filme “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”; Debate com os participantes. |
| 17 de junho (quarta-feira) |
9h – Roda de Conversa Tema: Pessoas LGBTQIAPN+ no mundo do trabalho: vivências e oportunidadesParticipantes: Estela Mirian e Marcelly Domingos. |
| 18 de junho (quinta-feira) |
8h30 e 14h30 – Intervalos da Diversidade Quizzes temáticos sobre diversidade; Duelos de dança; Karaokê. |
- Palavras-chave:
- Nugedi Diversidade Semadive