Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Enfrentamento à Violência

IFRN realiza Jornada Acadêmica de Gênero e Diversidade

Evento ocorreu entre os dias 28 e 30 de abril, no auditório da Reitoria

Publicada por Renan Gabriel em 05/05/2026 Atualizada em 5 de Maio de 2026 às 12:32

Assessoria de Educação em Gênero e Diversidade (Asgedi), vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFRN realizou, entre os dias 28 e 30 de abril, a Jornada Acadêmica de Gênero e Diversidade (Joraged), na Reitoria do Instituto. Com o tema “Corpos, direitos e (re)existência feminina”, a ação reuniu integrantes dos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade (Nugedi) de diferentes campi, além de estudantes e convidados para debater sobre direitos, equidade e enfrentamento à violência de gênero e outras interseccionalidades.

Imagem: Renan Felipe
Imagem: Renan Felipe

Programação

A abertura, no dia 28, contou com solenidade institucional, apresentação cultural e palestra sobre as diferentes faces da violência contra as mulheres e estratégias de prevenção e enfrentamento. No dia 29, a programação foi voltada ao planejamento das coordenações dos Nugedi, com a participação de representantes de diversos campi da instituição. Já no dia 30, foram realizados painéis temáticos e a palestra de encerramento, ministrada pela diretora de Proteção de Direitos do Ministério das Mulheres, Terlúcia Maria da Silva, abordando as relações entre violência de gênero, racismo e outras interseccionalidades.

Imagem: Renan Felipe
Imagem: Renan Felipe

Educação no enfrentamento à violência

Durante a programação, a diretora de Proteção de Direitos do Ministério das Mulheres, Terlúcia Maria da Silva, destacou o papel da educação pública no enfrentamento às violências de gênero. Segundo ela, iniciativas como a Jornada são fundamentais para ampliar o debate e fortalecer ações institucionais. “A educação é um dos caminhos mais importantes para enfrentar uma série de problemas, e a violência, sem dúvida, é um dos maiores da sociedade atual. Quando o Instituto Federal se propõe a fazer um debate como esse, está assumindo para si uma responsabilidade que é de toda a sociedade”, afirmou.

A diretora também ressaltou que o enfrentamento à violência contra as mulheres deve envolver diferentes setores. “A partir de diálogos e debates como esse, a gente amplia possibilidades de ações, especialmente na perspectiva da prevenção, que é central no âmbito das instituições educacionais”, explicou.

Diretora de Proteção de Direitos do Ministério das Mulheres, Terlúcia Maria da Silva. Imagem: Renan Felipe
Diretora de Proteção de Direitos do Ministério das Mulheres, Terlúcia Maria da Silva. Imagem: Renan Felipe

Outro ponto destacado foi o papel dos institutos federais na articulação com a comunidade. “Um instituto também tem a função de articular o seu entorno, fortalecer redes de atendimento e contribuir para que essas pautas avancem para além do espaço acadêmico”, disse.

Para ela, ações como a Jornada reforçam esse movimento. “A gente avalia como positiva qualquer iniciativa que surja no âmbito das instituições educacionais e que contribua para esse enfrentamento”, concluiu.

Palavras-chave:
Joraged Ensino IFRN Nugedi Direitos Humanos

Notícias relacionadas