Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus

Ipanguaçu

Laboratório Maker

Publicada em 8 de Setembro de 2023 às 10:05 Atualizada em 9 de Setembro de 2023 às 15:32

Bem-vindo ao Laboratório IFMaker! Somos um espaço dedicado à inovação, criatividade e aprendizado prático. Nossa missão é inspirar e capacitar indivíduos a explorarem o potencial da cultura maker, impulsionando projetos e ideias para a realidade. Aqui, destacamos nossos projetos e realizações recentes, buscando sempre estabelecer parcerias e promover o envolvimento da comunidade.

O laboratório Maker é um espaço de prototipagem e inovação onde pessoas podem dar vida às suas ideias e projetos. É um ambiente equipado com ferramentas, tecnologias e recursos necessários para transformar conceitos em realidade tangível.

Neste laboratório, os makers têm a oportunidade de explorar e experimentar diferentes áreas, como eletrônica, programação, marcenaria, design e muito mais. Eles podem desenvolver protótipos, criar produtos personalizados e explorar soluções criativas para desafios técnicos.

O laboratório Maker é um local aberto e colaborativo, incentivando a troca de conhecimentos e a cooperação entre os participantes. Pessoas de diferentes níveis de habilidade e experiência podem se envolver, desde entusiastas e estudantes até empreendedores e profissionais.

As principais características do laboratório Maker incluem o acesso a ferramentas de fabricação digital, como impressoras 3D, cortadoras a laser, fresadoras CNC e equipamentos eletrônicos. Além disso, é um espaço onde a criatividade e a experimentação são valorizadas, encorajando a resolução de problemas de maneiras inovadoras.

O objetivo do laboratório Maker é promover a cultura do "faça você mesmo" (do it yourself), estimulando o pensamento crítico, o trabalho em equipe, o aprendizado prático e a capacidade de transformar ideias em algo concreto.

Horário de funcionamento

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h.

Para agendar uma visita, por favor, entre em contato conosco.

Equipe

A equipe gestora do laboratório maker é formada por servidores dedicados e experientes, responsáveis por coordenar e liderar todas as atividades do laboratório. Além disso, conta com o apoio de bolsistas, que desempenham um papel fundamental no suporte e execução de projetos. Com um olhar estratégico e uma visão voltada para a inovação, essa equipe trabalha em conjunto para garantir o funcionamento eficiente, a qualidade dos projetos e o desenvolvimento contínuo do laboratório.

Nome Função Email
Paulo Orlando Vieira de Queiroz Sousa Coordenador -
Kassio Roberto Brito Soares Vice-Coordenador kassio.soares@ifrn.edu.br
Carlos Eduardo Fonseca Dantas Bolsista fonseca.eduardo@ifrn.edu.br
João Guilherme Travassos Luz Bolsista -
Mário Luiz Silva Guimarães Bolsista mario.g@escolar.ifrn.edu.br