Extensao

Estudantes do Campus Natal Central e UFRN participam de aula de campo na comunidade indígena do Catu/Canguaretama I

Estudantes visitam comunidade indígena.

Publicada em 26/03/2014 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Cacique Luiz Catu fala para estudantes sobre a vida na Comunidade Indígena

Nesta sexta-feira (20.03.2014) o campus Canguaretama recebeu uma turma de alunos do curso de Construção Civil - Edificações do Campus Natal Central para realização de aula de campo. A atividade faz parte da disciplina de Sociologia ministrada pela professora Msc. Anna Paola Oliveira. O objetivo da aula foi no primeiro momento no turno matutino conhecer as instalações do campus Canguaretama.
No turno vespertino a turma do IFRN se somou à turma de graduação em turismo da UFRN (disciplina de Antropologia ministrada pela Profa. Dra. Julie Cavignac) e realizou aula de campo na comunidade indígena do "Catú dos Eleóterios". O cacique Luiz Catú da comunidade indígena da etnia Potiguara iniciou advertindo que os alunos estavam pisando em território indígena do Rio Grande do Norte. Em seguida falou sobre a história de seus antepassados, a perseguição que seu povo sofreu e como teve que viver durante muitos anos em um lugar escondido. Falou sobre a vida na sua comunidade e tirou duvidas dos participantes. Destacou ainda como é importante que a sociedade conheça a luta do povo indígena do Rio Grande do Norte pelos seus direitos e contra a invisibilidade sofrida durante séculos de resistência. Após esse momento houve uma apresentação do toré indígena (ritual indígena para entrar em contato com as divindades) dançado pelas crianças alunos da escola indígena do Catú. Por fim os alunos das duas turmas seguiram pela "trilha do Beijú" até a casa da indígena dona Maria para conhecer o beijú e a tapioca tradicional indígena. A atividade faz parte das atividade da coordenação de extensão e buscar divulgar o campus Canguaretama e conhecer a realidade das comunidades étnicas da microrregião.

extensao