Edital nº24.22 - Programa institucional de bolsas de iniciação científica nas Ações Afirmativas

Publicada em 4 de Setembro de 2023 às 14:48 Atualizada em 18 de Setembro de 2023 às 15:57

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no uso das competências que lhe confere o Regimento Geral deste Instituto Federal e de acordo com o Plano de Ação de 2022, torna pública a submissão de projetos de pesquisa e inovação ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af/CNPq).

O Pibic-Af é promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), uma fundação pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e é dirigido às instituições de ensino superior que são beneficiárias de cotas do Pibic-Af e têm programa de ações afirmativas. Seu objetivo é ampliar a participação de grupos sociais em espaços tradicionalmente não ocupados por eles, quer seja em razão de discriminação direta, quer seja por resultado de um processo histórico a ser corrigido.

Objetivos

• Despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação.
  • Fortalecer os grupos de pesquisa certificados pela Instituição.
  • Contribuir para a formação científica de recursos humanos entre os beneficiários de políticas de ações afirmativas de qualquer atividade profissional.
  • Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais.
  • Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
  • Ampliar o acesso e a integração dos estudantes beneficiários de políticas de ações afirmativas à cultura científica.
  • Fortalecer a política de ação afirmativa existente nas instituições.
  • Desenvolver e integrar a pesquisa com a sociedade local/regional, com vistas a contribuir para a elevação da qualidade de vida e com a sustentabilidade.

Atividade Período
Inscrições De 24/06/2022 a 29/07/2022