Edital nº19.21 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Publicada em 5 de Setembro de 2023 às 09:09 Atualizada em 15 de Setembro de 2023 às 13:44

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e a Diretoria de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no uso das competências que lhe confere o Regimento Geral deste Instituto Federal, de acordo com o Plano de Ação de 2021 e subsidiada pela iniciativa, trabalho e solicitação do Comitê de Pesquisa e Inovação (Copi), torna pública a submissão de projetos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

O Pibiti do CNPq visa estimular estudantes do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e aos processos de inovação. O Programa destina-se a instituições de ensino e/ou pesquisa que atuam na área tecnológica e de inovação, mantendo comprovada interação com empresas e/ou com a comunidade, e cujos bolsistas participem de projetos vinculados a empresas e/ou organizações.

Objetivos

• Contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação no setor produtivo.
  • Contribuir para o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em empresas, especialmente, incubadas.
  • Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país.
  • Possibilitar maior interação entre atividades de desenvolvimento tecnológico e  inovação desenvolvidas na graduação.
  • Estimular pesquisadores(as) produtivos(as) a envolverem estudantes do ensino técnico e superior em atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação.
  • Proporcionar ao(à) bolsista, orientado(a) por pesquisador(a) qualificado(a), a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento tecnológico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Atividade Período
Inscrições De 14/07/2021 a 09/08/2021