Edital nº17.21 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas

Publicada em 5 de Setembro de 2023 às 09:05 Atualizada em 15 de Setembro de 2023 às 13:40

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e a Diretoria de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no uso das competências que lhe confere o Regimento Geral deste Instituto Federal, de acordo com o Plano de Ação de 2021 e subsidiada pela iniciativa, trabalho e solicitação do Comitê de Pesquisa e Inovação (Copi), torna pública a submissão de projetos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF).

O Pibic nas Ações Afirmativas do CNPq é um programa que tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes nas instituições de ensino superior, visando oferecer aos(às) alunos(as) beneficiários(as) dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica.

Objetivos

• Ampliar a oportunidade de formação técnico-científica de estudantes, cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa para ingresso no Ensino Superior.
  • Ampliar o acesso e a integração dos estudantes beneficiários de políticas de ações afirmativas à cultura científica.
  • Contribuir para a formação científica de recursos humanos entre os(as) beneficiários(as) de políticas de ações afirmativas de qualquer atividade profissional.
  • Estimular pesquisadores(as) produtivos(as) a envolverem estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas, profissionais e artístico-culturais.
  • Proporcionar ao(à) bolsista, orientado(a) por pesquisador(a) qualificado(a), a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Atividade Período
Inscrições De 14/07/2021 a 09/08/2021