Edital n°8.20 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio

Publicada em 5 de Setembro de 2023 às 09:28 Atualizada em 15 de Setembro de 2023 às 12:21

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no uso das competências que lhe confere o Regimento Geral deste Instituto Federal, de acordo com o Plano de Ação de 2020 e subsidiado pela iniciativa, trabalho e solicitação do Comitê de Pesquisa e Inovação (Copi), torna pública a submissão de projetos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM).

O Pibic-EM do CNPq é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e para a iniciação à pesquisa por parte de estudantes de cursos técnicos de nível médio.

• Contribuir para a formação científica de recursos humanos para a pesquisa.
  • Fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos.
  • Desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos(as) estudantes do ensino médio.
  • Estimular pesquisadores(as) produtivos(as) a envolverem estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas, profissionais e artístico-culturais.
  • Proporcionar ao(à) bolsista, orientado(a) por pesquisador(a) qualificado(a), a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Atividade Período
Inscrições De 22/06/2020 a 26/07/2020