Edital n°3.17 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Publicada em 4 de Setembro de 2023 às 13:13 Atualizada em 18 de Setembro de 2023 às 09:30

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), de acordo com a Resolução Normativa nº 017, de 6 de julho de 2006, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), torna pública a submissão de projetos de pesquisa e/ou inovação no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Objetivos

• Contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação no setor produtivo.
  • Contribuir para o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em empresas, especialmente, incubadas.
  • Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no país.
  • Possibilitar maior interação entre atividades de desenvolvimento tecnológico e  inovação desenvolvidas na graduação.
  • Estimular pesquisadores(as) produtivos(as) a envolverem estudantes do ensino técnico e superior em atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação.
  • Proporcionar ao(à) bolsista, orientado(a) por pesquisador(a) qualificado(a), a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica, bem como estimular o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.