Edital nº11.12 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Publicada em 8 de Setembro de 2023 às 10:18 Atualizada em 12 de Setembro de 2023 às 13:02

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, torna público o presente Edital de Convocação para a apresentação de propostas de projetos de pesquisa e seleção de estudantes do Ensino Superior como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

• Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.
  • Contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional.
  • Contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
  • Incentivar as instituições à formulação de uma política de iniciação científica.
  • Possibilitar maior interação entre graduação e a pós-graduação.
  • Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes da graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural.
  • Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar científico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.