Edital n°7.11 - Programa Institucional de Bolsas (Pibiti - Pibic)

Publicada em 8 de Setembro de 2023 às 12:23 Atualizada em 12 de Setembro de 2023 às 12:34

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, torna público o presente Edital de Convocação para a apresentação de propostas de projetos de pesquisa e seleção de estudantes de 3º grau como bolsistas dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – Pibiti, e de Iniciação Científica – Pibic, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, que visam estimular estudantes dos cursos de graduação para o desenvolvimento (geração, difusão e transferência) de novas tecnologias, inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico.

PIBITI

• Contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
  • Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas do país.
  • Incentivar as instituições à formulação de uma política de iniciação em atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação.
  • Possibilitar maior interação entre atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação desenvolvidas na graduação e na pós-graduação.
  • Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes do ensino profissional técnico de nível médio ou superior em atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação.
  • Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica, bem como estimular o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

PIBIC

• Despertar vocação científica e estimular a formação de novos pesquisadores na Instituição, através da participação dos discentes em projetos de pesquisa.
  • Promover o envolvimento de estudantes de graduação do IFRN em atividades de pesquisa científica.
  • Contribuir para a consolidação da pesquisa na Instituição.