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Psicologia Escolar

Publicada em 22 de Maio de 2023 às 10:59 Atualizada em 24 de Maio de 2023 às 09:46

Psicólogo: Ivan José Xavier da Costa (CRP 887/17ª Região)

De início, já advertimos que a modalidade de Psicologia adequada a uma instituição acadêmica como o IFRN é (deve ser) a Psicologia Escolar/Educacional, que difere, em termos de práticas e finalidades, da forma de atendimento psicológico mais conhecida do grande público: a Psicologia Clínica. Esta observação faz-se necessária, a fim de que não se crie falsas expectativas em relação ao atual Serviço de Psicologia, bem mais congruente com o contexto escolar. A seguir, exporemos de maneira breve o que é a Psicologia Escolar, onde ela se insere no IFRN, quais as principais atribuições desse serviço, seu público-alvo, principais projetos e ações, além dos contatos e horários.

O que é Psicologia Escolar?

A Psicologia Escolar/Educacional, de acordo com o CBO (código: 0-74.25) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), atua no cenário da educação, realizando pesquisas, diagnósticos e intervenção psicopedagógica em grupo ou individual. Para tanto, baseia-se no conhecimento dos programas de aprendizagem e das diferenças individuais, colaborando no planejamento de currículos escolares e na definição de técnicas de educação mais eficazes, a fim de uma melhor receptividade e aproveitamento do aluno e a sua autorrealização.

No âmbito do IFRN, o Serviço de Psicologia Escolar configura um dos Programas previstos no Plano da Assistência Estudantil (Resolução 023/2010 – CONSUP) sendo, portanto, serviço componente da Coordenação de Assistência ao Estudante (Coaes). Desta forma, por meio de ações psicoeducativas, essa área de prática psicológica tem por missão institucional contribuir para a tríade de garantias – acesso, permanência e êxito – consolidando, assim, as condições de desenvolvimento, qualidade de vida e formação cidadã ao educando.

O que faz o Psicólogo Escolar?

Dentre as principais atribuições do profissional de Psicologia que atua na área da educação previstas pelas Referências Técnicas do Conselho Federal de Psicologia (CFP), destacam-se as seguintes:

  • Intervenção em grupos de estudantes através de projetos, ações e palestras;
  • Orientação sobre normas e processos institucionais;
  • Atendimento individual (escuta psicológica);
  • Encaminhamento para avaliação e acompanhamento externo;
  • Avaliação psicológica/Elaboração de documentos técnicos;
  • Visitas domiciliares;
  • Participação em reuniões (pedagógicas, pais e professores, administrativas, conselho de classe, comissões, etc.);
  • Mediação de conflitos.

Qual seu público-alvo?

A Psicologia Escolar do IFRN – Campus SGA tem por público-alvo os diversos atores da dinâmica institucional, estabelecendo relações com os professores, equipe técnica e administrativa, alunos e seus familiares, além da comunidade na qual a Instituição se insere.

Contatos

Nome Cargo Ramal Sala E-mail
Ivan Xavier Psicólogo 7427 024 ivan.xavier@ifrn.edu.br

Expediente

Dias Segunda, Quarta, Sexta Terça, Quinta
Horário 8h às 12h / 13h às 17h 12h às 16h / 17h às 21h

Referências

CASSINS, A. M. et all. Manual de Psicologia Escolar. Curitiba. Gráfica e Editora Unificado, 2007.

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DA 17ª REGIÃO site CRP-17/RN

IFRN. Organização Didática (Aprovada pela Resolução 38/2012- CONSUP/IFRN, de 221/03/2012) TÍTULO III – CAP I – artigos 179 e 180 (p.48)

IFRN. Plano de Assistência Estudantil (Resolução 23/2010-CONSUP)

IFRN. Projeto Político Pedagógico: uma construção coletiva – Documento base parte 3 – itens 3.1.1 a 3.1.7 (p.33 a 46) parte 4 – item 4.12; subitens 4.12.1 a 4.12.3 (p.192 a 199)

MINISTÉRIO DO TRABALHO. Psicologia Escolar/Educacional - Classificação Brasileira de Ocupações. CBO (código: 0-74.25)