vagas

IFRN abre editais para transferência facultativa e reingresso

As inscrições para os processos seletivos iniciam no dia 20 de setembro

Publicada em 17/09/2021 Atualizada há 1 ano, 1 mês

A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Proen/IFRN) divulgou os editais referentes aos processos seletivos de Transferência Facultativa (ou Voluntária) e Reingresso. As seleções são regidas pelos editais nº 42 e 43/2021-Proen/IFRN, ofertados nos diversos campi do IFRN e com ingresso no segundo semestre letivo de 2021. Para a Transferência Facultativa, valem os cursos nas formas Integrado, Integrado EJA, Subsequente e para os Cursos Superiores de Graduação. Para o Reingresso, são válidos os Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Subsequente e para os Cursos Superiores de Graduação.

Os processos seletivos serão feitos por análise curricular dos candidatos às vagas no IFRN. A Transferência Facultativa (ou Voluntária) estará aberta a estudantes regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras. Para isso, serão submetidas as seguintes condições: existência da vaga, no período adequado do curso pretendido; correlação de estudos entre as disciplinas cursadas e a matriz curricular do respectivo curso do IFRN; adaptações curriculares, quando necessárias; pertencimento ao mesmo eixo tecnológico (para os Cursos Técnicos ou Superiores de Tecnologia) ou à mesma área Capes/MEC (para os Cursos Superiores de Licenciatura) entre o curso de origem e o curso pretendido no IFRN; e aceitação, pelo estudante, das normas didático-pedagógicas e socioeducativas do IFRN. O processo seletivo será feito mediante análise curricular do candidato à vaga.

Já o Reingresso estará aberto a estudantes egressos de cursos compatíveis, do mesmo nível de ensino, de outra instituição ou do IFRN. Nesse caso, serão submetidas às seguintes condições: ter concluído o curso em um período inferior a cinco anos, conforme o Art. 195 da Organização Didática do IFRN; existência da vaga, no período adequado do curso pretendido; correlação de estudos entre as disciplinas cursadas e a matriz curricular do curso pretendido; adaptações curriculares, quando necessárias; e aceitação, pelo estudante, das normas didático-pedagógicas e socioeducativas do IFRN.

Inscrições

A inscrição dos candidatos será no período de 20 de setembro de 2021 ao dia 27 do mesmo mês, mediante requerimento no protocolo eletrônico, através do endereço https://www.gov.br/pt-br/servicos/protocolar-documentos-junto-ao-ifrn, especificando na descrição o curso e turno de preferência. Além disso, o protocolo deverá ser solicitado com o assunto: INSCRIÇÃO TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA 2021.2  ou  INSCRIÇÃO REINGRESSO 2021.2.

VAGAS CAMPUS São Paulo do Potengi

No caso do Campus São Paulo do Potengi estão sendo ofertadas 14 vagas para reingresso no curso de Edificações em diferentes períodos e turnos e 19 vagas para o curso subsequente em Meio Ambiente. As orientações e demais informações sobre estas vagas estão disponíveis no Edital 15/2021 - DG/SPP/RE/IFRN.

Já para transferência voluntária estão sendo ofertadas 16 vagas para o curso técnico integrado em edificações; 16 vagas para o curso subsequente em edificações; 17 vagas para o curso técnico integrado em Meio Ambiente; 19 vagas para o curso subsequente em Meio Ambiente; 8 vagas para o curso técnico integrado em informática para internet e uma vaga para o curso superior de licenciatura em matemática. As orientações e demais informações sobre estas vagas estão disponíveis no Edital 16/2021 - DG/SPP/RE/IFRN.

Inscrições

Edital N°42/2021-PROEN/IFRN -Transferência facultativa

Edital 16/2021 - DG/SPP/RE/IFRN - Vagas Transferência Voluntária São Paulo do Potengi

Edital N° 43/2021-PROEN/IFRN - Reingresso