Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Campus São Paulo do Potengi encerra Expotec com apresentações e premiações

Foram três dias de atividades com foco no tema “Cidades Sustentáveis: desafios científicos e tecnológicos”

Publicada em 09/03/2017 Atualizada há 1 ano

De 6 a 8 de março, o Campus São Paulo do Potengi do IFRN foi movimentado pelas atividades da I Exposição Tecnológica (I Expotec). Foram três dias intensos, com apresentações culturais, mesas redondas, comunicações orais, salas temáticas, minicursos, oficinas, gincana e mostras de cursos.

Com o tema “Cidades Sustentáveis: desafios científicos e tecnológicos”, a I Expotec contou com a participação de estudantes e servidores do campus São Paulo do Potengi, de outros campi do IFRN e da comunidade externa, a exemplo de estudantes de outras escolas da Região do Potengi.

Durante o evento, buscou-se evidenciar e problematizar a cidade sustentável, como aquela que garante direitos por meio do uso cidadão dos espaços urbanos. No primeiro dia do evento, foi realizada a conferência de abertura com o engenheiro e assessor técnico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sérgio Pinheiro. Ainda durante a abertura, houve a apresentação do grupo Cantarolando, formado por estudantes do campus. Durante a tarde, foram realizados os minicursos e oficinas.

Já no segundo dia de evento, houve a abertura das salas temáticas de diferentes áreas de conhecimento, a realização das comunicações orais e de uma mesa redonda sobre o cenário produtivo do Potengi, com a mediação dos professores Renato Dantas e Ricardo Marques e a participação do diretor da 4ª região de Ensino, Silvério Alves, e dos secretários de Meio Ambiente e de Planejamento Urbano de São Paulo do Potengi, Plínio Brandão e Jairo Filho, respectivamente. Além disto, na abertura das atividades do dia, as turmas de 1º ano do curso de Edificações, na modalidade integrada, fizeram apresentações musicais. Assim como no primeiro dia de evento, durante a tarde foram realizadas minicursos e oficinas, além da mostra de cursos a estudantes de outras instituições educacionais.

O último dia de evento foi marcado pelas apresentações musicais do projeto Esperança Viva e da Banda VariaSons, além de mesa redonda sobre diversidade e inclusão, que foi mediada pela professora Julianny de Lima e contou com a participação de três professores da área de música da UFRN e do IFRN: Isaac Melo, Catarina Shin e Gueidson Pessoa.

No fim da tarde, ocorreu o lançamento do livro “Em cada Canto, um conto, uma canção: o velho, a tradição oral e a educação no Mato Grande-RN”, de Maria Elizabeth Sobral, e a apresentação do livro “O Menino das Artes”, de Clemilson de Sena, seguido do anúncio de trabalhos premiados na comunicação oral e no concurso de poemas.

Para o diretor-geral do Campus São Paulo do Potengi, Ednaldo Pereira, o evento mostra a preocupação da Instituição com a disseminação do conhecimento. "Dedicação em prol do conhecimento. Assim eu definiria a realização da nossa primeira Expotec. Ver que quando se quer fazer as coisas se mostram possíveis é gratificante. Foi o envolvimento de pessoas que se dedicam ao trabalho que garantiu o brilhantismo do evento", comentou.

A presidente da comissão organizadora da Expotec, Ulisandra Lima, ressaltou que o vento proporcionou a aproximação da comunidade com o IFRN. “A I Expotec Campus São Paulo do Potengi, em 2017, deixa um sentimento de pertencimento da comunidade para com o IFRN. Estudantes, técnicos, professores e pesquisadores desfrutaram esses dias de um intenso e profundo intercâmbio", disse. "[Esse intercâmbio] É uma forma de abraçar o IFRN e dizer que estamos defendendo um projeto de escola pública para a sociedade”, completou.

Confira mais fotos do evento clicando aqui.

Concurso de poemas
Na I edição da Expotec foi realizado um concurso de poemas com inspiração no tema do evento. O prêmio foi dividido em três categorias, de acordo com o nível de ensino: Fundamental I, Fundamental II e Nível Médio.

Os poemas vencedores do concurso foram: “Há poesia na cidade Sustentável” (cidades sustentáveis: Desafios científicos e Tecnológicos), de Milena Kariele Nunes da Silva (da Escola Municipal Manoel Joaquim de Sá); “Meu desejo”, Ana Karoline Alves de Melo (da escola municipal Vereador José Sotero); “Transforme-se”, Paulo Sérgio Ferreira da Silva Filho (do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN).

Antes do anúncio dos vencedores, que devem receber certificado e um kit escolar, o poeta Joanir César, conhecido popularmente como César Poeta, realizou uma apresentação no auditório do campus.

Comunicações orais
As apresentações por comunicação oral ocorreram no segundo dia de evento e foram divididas pelas áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, contando com a participação de alunos de diferentes campi e instituições. As apresentações contribuíram para aprimorar a oralidade dos participantes e proporcionaram conhecer novas áreas, ideias e propostas.

Os trabalhos da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias foram: “Por uma consciência crítica sobre os jogos olímpicos”, de Maria Elizabete Sobral Paiva de Aquino (1º lugar), e “English Club: aprimorando o estudo da Língua Inglesa através de Oficinas”, de Christielen dias da Silva Tiburcio, Margarete Trigueiro, Geraldo Matheus Gomes, Alessandra Texeira e Hildelitan Pereira (2º lugar).

Na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, os trabalhos que obtiveram as maiores notas foram: “CineClube Potengi: o cinema como elemento do despertar crítico no ambiente escolar e social”, de Arthur Santana, Gabriela Souza, Luiz Alberício, Marcelo Firmino, Mayane Bezerra e Kleber Gavião (1º lugar), e “Drogas, Sistemas Simbólicos e Rituais Religiosos: considerações introdutórias de pesquisa”, de Gabriel Figueiredo e Gllauco Smith (2º lugar).

Na área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, os trabalhos que obtiveram as maiores notas foram: “Os problemas ambientais do município de Riachuelo-RN: um levantamento a partir da percepção ambiental da população”, de Ana Belchior e Thiago Augusto, e “Gestão de resíduos da construção civil no município de São Paulo do Potengi”, de Abraão Marques, Flávia Rodrigues, Gustavo Maia e Neuber Araújo. 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas