Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ciência e Tecnologia

Vencedores da Mostra Tecnológica IFRN participarão de feiras nacionais

O vencedor na categoria superior vai passar até 15 dias no Instituto Politécnico da Guarda, em Portugal

Publicada em 10/07/2013 Atualizada há 1 ano

O projeto Samanaú Sat, do Câmpus Caicó, ficou em 1º lugar na categoria ensino médio

No último sábado (6), foi realizada no Câmpus Currais Novos a entrega dos prêmios da I Mostra Tecnológica do IFRN, que aconteceu durante o IX Congresso de Iniciação Científica (Congic) da Instituição. 

No total, a Mostra Tecnológica selecionou 12 projetos, divididos nas categorias ensino médio e ensino superior. No ensino superior, o primeiro colocado conquistou o direito de passar até 15 dias no Instituto Politécnico da Guarda, em Portugal, onde entrará em contato com as pesquisas desenvolvidas por lá.

No ensino médio, foram anunciados na cerimônia de entrega da premiação os dois primeiros lugares, classificados diretamente para 12ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece na Universidade de São Paulo (USP). Nesses três últimos dias, a Pró-Reitoria de Pesquisa do IFRN conseguiu credenciar mais dois projetos que vão participar da próxima edição da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada todos os anos pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Vão para a Mostratec os terceiro e quarto lugares na avaliação feita durante a Feira do Instituto.

Projetos premiados

A premiação da categoria nível superior foi para o trabalho "Protocolo de transmissão de dados SNNP em redes de sensoriamento sobre a plataforma Arduíno", da aluna de Redes de Computadores do Câmpus Natal-Central Aline Cristine de Araújo, sob orientação de Ivanilson Vieira Junior e coorientação de Rodrigo Martins. 

Já na categoria ensino médio, o primeiro lugar, classificado para a Febrace, foi para o projeto "Samanaú Sat - Plataforma para coleta de dados e de baixo custo integrada ao Sistema Integrado de Dados Ambientais (SINDA)". O trabalho foi realizado pelos alunos do Técnico Integrado em Informática do Câmpus Caicó Ânderson Pereira; Felipe Tavares; Gabriel Souza e Juscelino Araújo, orientados pelo professor Moisés Souto e co-orientados por  Max Silveira e Bruno Vitorino. O projeto que originou o Samanaú Sat ficou em terceiro lugar na última edição da Febrace.

O segundo lugar do ensino médio, que também vai para a Feira da USP, foi o projeto "Melhoria da eficiência energética em edificações com Brise Vegetal", desenvolvido pelos alunos do Curso Técnico Integrado em Eletrônica do Câmpus Natal-Zona Norte Felipe Fonseca; Maiany Paiva e Nathália Silva, orientados por Marcus Vinícius Fernandes e coorientados por Pedro Ivo Nascimento e Aécio Farias.

O terceiro lugar foi selecionado diretamente para a Mostratec e ficou com o projeto "KONNECT: uma plataforma integrada de marketing digital e realidade aumentada para eventos". O trabalho foi desenvolvido pelo aluno Allyson José da Silva, do Curso Técnico em Informática do Câmpus João Câmara, orientado por Edmilson Barbalho Campos Neto.

O quarto colocado da categoria ensino médio, que também vai para a Mostra realizada em Novo Hamburgo, ficou com o projeto "Brise-soleil automático e autossuficiente", dos alunos do Curso Técnico em Eletrônica Allyson Franklin Marinheiro Borges; Caio Celso Azevedo de Araújo e Joatã Kesley Oliveira. A orientação do trabalho ficou por conta de Marcus Vinícius Fernandes e a coorientação por Pedro Ivo Nascimento e Aécio Farias.

A Mostra Tecnológica do IFRN foi organizada pela Coordenação de Pesquisa do Câmpus Currais Novos. O objetivo principal é incentivar a difusão da aplicação prática da ciência e da tecnologia com a finalidade de proporcionar uma aprendizagem real do conhecimento. "Queremos plantar uma semente de incentivo à pesquisa no ensino médio. A participação do RN em grandes feiras nacionais desse tipo ainda é muito aquém do que deveria ser. Este ano recebemos 12 inscrições para a Mostra do IFRN. Queremos que esse número se multiplique", pontuou o professor do Câmpus Currais Novos Leonardo Teixeira, um dos organizadores do evento.

Durante a última sexta-feira (5) e na manhã do sábado (6), período em que ocorreu a Mostra Tecnológica IFRN e o Congic, alunos apresentaram aos participantes do Congresso os resultados de experimentos científicos realizados sob a orientação de professores e técnico-administrativos. 

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas