Por Dentro do IFRN

Um ano de gestão: foco na administração e no planejamento

Segunda matéria da série traz levantamento das principais ações administrativas dos últimos 12 meses

Publicada em 03/05/2017 Atualizada há 1 ano

Série contempla conquistas do IFRN

Comemorando um ano da atual gestão do Instituto, o "Por Dentro do IFRN" produziu uma série de matérias em que é dado destaque às ações de ensino, pesquisa, extensão e administrativas. O objetivo é promover mais transparência  às atividades de internacionalização, capacitação, as parcerias, avaliações de cursos e melhorias que têm buscado reforçar a função social da Instituição: transformar a sociedade a partir da formação integral de seus estudantes. Nesse texto, serão evidenciadas as ações de planejamento, administração e as parcerias institucionais na área de gestão. A totalidade das realizações podem ser verificadas no Relatório de Gestão 2016.

Desenvolvimento Institucional

Uma das primeiras propostas do reitor, o professor Wyllys Farkatt Tabosa, foi promover uma gestão ainda mais eficiente. Para atender essa demanda, com início em julho de 2016, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes) promoveu o curso de Administração Escolar para Gestores. Com a participação de cerca de 60 servidores, o curso buscou o nivelamento e a uniformização de procedimentos, através de um estudo avaliativo dos documentos normativos da Instituição e foi realizado em 4 módulos: Integração de equipes; Autonomia e descentralização; Avaliação e gestão organizacional e Planejamento institucional, levantando questões sobre identidade, autonomia administrativa e estrutura organizacional.

Passando por nove campi da Instituição, a conclusão dos trabalhos aconteceu em dezembro, em Pau dos Ferros. O curso deu início à construção do Plano de Ação 2017 e uma proposição de reorganização da estrutura administrativa do Instituto, que deve ser levada a toda comunidade acadêmica e ao Conselho Superior (Consup). “Durante os seis meses de curso, passamos a conhecer melhor a realidade de cada um dos nossos campi, além de fortalecermos a unidade entre o que planejamos para os próximos anos. Isso é essencial para o momento de consolidação institucional que atravessamos”, declarou o reitor.

Administração e Infraestrutura

Com o objetivo de atender da melhor forma possível os estudantes, durante todo o ano de 2016, foi realizada uma avaliação das estruturas físicas dos campi, em especial os refeitórios. Um valor de mais de 2,2 milhões de reais já foi investido nas reformas e reestruturação de espaços como banheiros e refeitórios. Nesse caso, o auxílio da Pró-Reitoria de Administração (Proad), Prodes e da Diretoria de Engenharia (Dieng) foi essencial para que as ações atendessem as demandas encampadas pela Diretoria de Atividades Estudantis (Digae).

Com relação à Dieng, uma das principais ações é para levar as usinas de energia solar a todos os campi. Hoje elas estão instaladas em 13 unidades do IFRN (12 campi e Reitoria). Em 2016, os geradores fotovoltaicos forneceram 1,6 Gigawatt-hora (GWh) para 11 unidades do Instituto, o que significou redução de despesa da ordem de R$ 613 mil nas faturas de energia elétrica. Com essa ação, o Instituto também evitou a emissão de 142 toneladas de CO2 ao longo do último ano.

Outros oito geradores estão em fase de projeto e instalação nos Campi Apodi, Cidade Alta (Unidade Rocas), Ipanguaçu, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Parnamirim e Zona Norte, totalizando mais 798 KiloWatt-pico (kWp) fotovoltaicos de geração distribuída no IFRN. A expectativa é ultrapassar a marca dos 2 Megawatt (MW) instalados no início do próximo semestre. A Diretoria abraçou como lema o trabalho pela sustentabilidade, incentivando e promovendo a criação de cisternas e poços de água nos campi, entre outras ações. O IFRN ainda conquistou um marco inédito: foi o 1° órgão da administração pública federal a cumprir o percentual mínimo de compras da agricultura familiar, em obediência ao Decreto nº 8.473, da Presidência da República.

Todo o planejamento do Instituto para 2017 enfrenta a realidade de um contingenciamento de recursos de custeio em cerca de 15% e de capital em torno de 40%, que se dá através do repasse de cotas limites a partir do recurso aprovado para o Instituto. No entanto, o  pró-reitor de Administração, Juscelino Cardoso, destaca o nível de articulação institucional como forma de cumprir o que foi planejado. "Nossa Instituição é muito forte, muito organizada. Nós teremos dificuldades, mas serão superadas", comentou o pró-reitor, no encontro intitulado Reitoria no campus – edição Campus Natal-Central.

Parcerias

Seja através do desempenho de sua função social, com a oferta de cursos a apenados, no enfrentamento da crise da segurança pública pelo viés institucional ou ainda com o debate com órgãos federais e estaduais, a exemplo do Tribunal de Justiça e da Fundação Joaquim Nabuco, o IFRN têm-se mostrado órgão ativo na discussão de parcerias que tragam à comunidade acadêmica e à sociedade um novo nível de participação da Instituição. Do termo de cooperação assinado com a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras surgiu o selo Notáveis do RN, lançado em abril de 2017. Na ocasião, a editora fez o lançamento de 40 títulos, entre impressos e e-books.

A seguir

Na próxima matéria, fique por dentro da perspectiva da tecnologia da informação e da comunicação, com destaque aos avanços e inovações da gestão, serão os temas da próxima matéria da série comemorativa.

Atualizada em 8 de maio de 2017.

extensao
pesquisa