Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Energia Solar

Gerador Fotovoltaico do Campus Santa Cruz está em fase de conclusão

Mais dois geradores estão sendo concluídos nos campi Mossoró e Natal - Zona Norte.

Publicada em 10/02/2017 Atualizada há 11 meses, 3 semanas

Gerador Fotovoltaico do Campus Santa Cruz

Durante esta primeira semana de fevereiro, está sendo finalizada a instalação do microgerador fotovoltaico do IFRN campus Santa Cruz montado sobre a cobertura do Bloco Anexo. O equipado em instalação é composto de 320 painéis fotovoltaicos de 265 Wp, com células de silício policristalino, totalizando 84,8 kWp, distribuídos em 4 inversores trifásicos de 20 kW. Após a conclusão da montagem, o próximo passo é aguardar a tramitação do projeto na COSERN até obter a autorização para início da operação. Quando entrar em funcionamento, estima-se que esse gerador irá produzir cerca de 134,3 MWh anuais, o que representará pelo menos R$ 45,7 mil a menos na conta de energia do Campus, considerando a tarifa elétrica atual. A energia gerada cobrirá em média 25% da demanda necessária para funcionamento da infraestrutura atual da unidade, e cerca de 11 toneladas/ano de CO2 deixarão de ser lançadas na atmosfera.

Esse é o primeiro dos 3 geradores Fotovltaicos que serão instalados dentro próximos dias no IFRN. Outros 2 geradores de configuração igual serão instalados nos campi Mossoró e Natal Zona Norte. Ainda no final de 2016 foram contratadas ampliações para os geradores desses mesmos campi. Santa Cruz receberá mais 27,5 kWp fotovoltaicos que serão instalados sobre a cobertura do Prédio Principal, a partir de abril.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte atualmente possui 12 geradores fotovoltaicos em funcionamento, e prevê, em seu Plano de Desenvolvimento Institucional, cobrir pelo menos 30% do consumo de cada campi com fonte renovável de energia elétrica.

Todos os micros e minigeradores instalados na instituição são conectados à rede, com adesão ao sistema de compensação de energia (Net Metering), conforme Resolução Normativa 482/12 (atual RN 687/15) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Nessa modalidade, toda energia gerada é entregue ao sistema elétrico do consumidor. Caso não ocorra consumo imediato dessa energia, o excedente é fornecido à concessionária para atender outros consumidores nas imediações. Essa energia transferida para a concessionária fica registrada no medidor geral do consumidor, para então ser descontada da fatura mensal. A resolução permite também transferir créditos gerados de uma propriedade para outra pertencentes ao mesmo consumidor, ou grupo de consumidores associados, localizadas dentro da área de concessão da mesma empresa distribuidora de energia elétrica.