Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Parceria

Reitor dá posse a conselheiros da Fundação de apoio ao IFRN

Fundação tem entre seus objetivos o apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Institucional do Instituto

Publicada em 13/01/2020 Atualizada há 1 ano

Membros do Conselho de Políticas e Administração e da Câmara Técnica assinaram termo de posse

Na manhã desta segunda (13), o professor Wyllys Farkatt, reitor do IFRN, recebeu gestores da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern). Entre os temas de pauta do encontro estavam a assinatura do termo de posse dos membros do Conselho de Políticas e Administração e da Câmara Técnica, além da apresentação do plano de ação da Funcern para 2020.

A Fundação, que tem entre seus objetivos o apoio a ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Institucional do IFRN, é sendo parceira do Instituto na implantação e consolidação do Centro de Tecnologia Mineral José Yvan Pereira Leite. Presentes à reunião, o superintendente e o assessor organizacional da Funcern, os professores Jairo Santos e Belchior Oliveira, respectivamente, trataram dos projetos relacionados ao CT, junto a João Batista Monteiro, diretor do Centro.

CT Mineral

O CT, localizado na jurisdição do Campus Currais Novos do IFRN, é fruto de um projeto que, além da Funcern e do IFRN, conta com a parceria da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern) e da Fundação Gorceix, ligada à Universidade Federal de Ouro Preto. Com uma área de aproximadamente 800 m², o Centro atua na criação de novas técnicas de prospecção, produção e caracterização para a obtenção de minerais estratégicos como tântalo, nióbio e terras raras e recebeu o nome do professor José Yvan como homenagem póstuma ao seu trabalho na área de mineração no estado. O professor, que morreu em 2019, atuou no IFRN por quase 30 anos. Além de ter estado à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação na gestão de Belchior Oliveira como reitor, o projeto do CT foi iniciado por José Yvan.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas