Projeto Som Potiguar lança músicas de artistas locais

Parceria entre IFRN e Escola de Música da UFRN ofereceu oportunidade a cantores potiguares

Publicada por Max Praxedes em 18/04/2023 Atualizada há 1 ano

Resultado de uma parceria entre o Campus Natal-Cidade Alta do IFRN e a Escola de Música da UFRN, o projeto Som Potiguar lançou quatro músicas gravadas ao longo de sua execução.

Cantores potiguares que nunca tiveram a oportunidade de gravar suas músicas autorais em estúdio foram selecionados, através de edital, para, além da gravação, mixagem e masterização, participar de oficinas on-line que os auxiliaram na construção de suas identidades artísticas, sendo assessorados por estudantes do curso Técnico em Multimídia do Campus, que também produziram as capas para divulgação dos trabalhos.

Fortalecimento da cultura potiguar

O projeto, que teve início em 2022, é uma iniciativa de extensão que busca valorizar a música produzida no Rio Grande do Norte, além de proporcionar aos artistas locais uma oportunidade única de gravar suas músicas em um estúdio profissional, e aprimorar suas habilidades e conhecimentos artísticos. O edital de seleção recebeu inscrições de diversos cantores e bandas da região, tendo quatro artistas escolhidos para participar do projeto.

De acordo com o professor de Design do Campus Natal-Cidade Alta, Fellipe Câmara, a arte é fundamental para a construção da identidade cultural de uma região, e projetos como o Som Potiguar são essenciais para dar visibilidade a novos talentos locais: "Através da parceria entre instituições de ensino, conseguimos proporcionar aos artistas uma experiência completa, desde a gravação em estúdio até o desenvolvimento de sua identidade visual e sonora. É gratificante ver o resultado final e saber que estamos contribuindo para o fortalecimento da cultura potiguar", destacou o professor.

Som Potiguar

Projeto Som Potiguar - Campus Natal Cidade Alta (2023)

"Coco no pé"

De acordo com a compositora Ay'annè Fëitosa, a música "Coco no pé" é uma homenagem do grupo musical Coco da Lua a um evento que acontece há oito anos, no pé do Morro do Careca, na praia de Ponta Negra (RN), onde é praticada a dança tradicional do nordeste: coco de roda. O grupo musical tem como base o ritmo coco, porém com instrumentos como violão e saxofone, que não fazem parte da base tradicional. "Participar do Som Potiguar foi uma grande oportunidade de ter uma das minhas composições registrada com qualidade, além de todo o apoio com a formação oferecida pelo projeto, que deu um ótimo suporte para o lançamento", disse Ay'annè.

"Contudo"

A música "Contudo" foi composta em parceria com Carlos Fernandes e fala sobre a conjunção adversativa que traz a vida em contraste: "É sobre a nossa capacidade de perceber que a vida nasce em tudo, que surge do mais improvável", explicou Ana Ferreira. Para Ana, participar do projeto Som Potiguar foi muito especial: "Tivemos workshops bem legais sobre o mercado da música, identidade artística, distribuição e, no fim, a oportunidade de gravar nosso trabalho no estúdio da UFRN. A capa do meu single foi feita por alunos do curso técnico de multimídia do Campus Natal-Cidade Alta: Alissany, Pedro e Artur. Tivemos algumas reuniões para falar da identidade artistica, construimos um moodboard com a essência do projeto, falamos sobre estratégias de lançamento. Depois dos workshops, fomos para o estúdio Ritornello da Escola de Música da UFRN. Lá, o professor Alexandre Maiorino designou dois alunos do curso de processos fonográficos para cuidar da produção musical da minha canção: Luan Bates e Yves Fernandes. Foi a primeira vez que entrei num estúdio. Gravamos tudo em dois encontros".

"Cotidiano"

A canção "Cotidiano" foi composta em meados do ano de 2010 por um ex-integrante da banda Simiodes. Os integrantes explicaram que a música fala da sensação de liberdade, de um cara apaixonado por motocicletas, de uma vida feita de sonhos e aventuras sobre duas rodas, ele esquecia de tudo e de todos quando estava se aventurando em sua máquina. "Para nós que fazemos a Simiodes foi uma honra fazer parte do Projeto Som Potiguar. Foi uma experiência incrível, de muito aprendizado. Uma iniciativa muito importante, valorizando a música potiguar. Graças ao projeto gravamos nosso primeiro single, uma canção muito importante para a história da banda. Então, só temos agradecer a todos os envolvidos, estudantes e professores do IFRN e da escola de música da UFRN", agradeceu Leo Duarte, representando a banda.

"Você é o amor da minha vida"

"A música 'Você é o Amor da Minha Vida' nasceu de uma mensagem de uma garota para mim. Resolvi fazer uma música com essa mensagem. Fiz algumas adaptações nas letras e compus mais para transformá-la em música", contou Michael Zalter. "A música estava guardada há alguns anos, e quando conheci o projeto Som Potiguar, resolvi participar. Nem esperava que iria ser um dos escolhidos, mas para a minha surpresa, a minha música foi. A experiência desse projeto foi muito importante pra mim, ainda não tinha uma gravação mais profissional das minhas músicas autorais. Essa foi a minha primeira experiência e gostei muito do resultado final", disse Michael.

As músicas gravadas pelos artistas selecionados no projeto estão disponíveis nas principais plataformas de streaming de áudio, como Spotify e Deezer.

Ouça:

ufrn