Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

IFRN recebe visita de colaboradora chilena na Reitoria

Parceria com faculdade chilena é debatida

Publicada por Habyner Lima em 01/03/2024 Atualizada há 1 mês, 3 semanas

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu a visita da socióloga chilena, Consuelo Prudencio, profissional da Direção de Gênero e Diversidades Sexuais da Faculdade de Filosofia e Humanidades da UChile. O momento aconteceu em 28 de fevereiro e foi fruto da articulação entre as instituições, que atualmente possuem acordo de cooperação técnica, firmado em 2023.

A professora foi recebida pelo reitor do IFRN, professor José Arnóbio, no gabinete da Reitoria. O momento também contou com a participação da professora Amilde Fonseca, assessora de Educação em direitos humanos, gênero e diversidade do IFRN, o assessor de Extensão e Relações Internacionais, professor Samuel Lima, e o professor Bruno Venâncio (Aseri).

Parceria com faculdade chilena é debatida  1

Na oportunidade, o reitor apresentou a Instituição, fazendo um contexto histórico para a professora, desde sua fundação, citando todas as transformações que o IFRN passou ao longo dos seus 114 anos, abordando a função social do Instituto: “O IFRN oferta desde cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) até o Doutorado, assim conseguimos atender os demais públicos em todo território do RN”, destacou. Na conversa, Arnóbio ainda apontou uma das principais missões da instituição: “A emancipação dos estudantes proporciona o empoderamento dentro da sociedade”, afirmou.

Parceria com faculdade chilena é debatida

Encaminhamentos

Consuelo manifestou interesse em ampliar sua experiência internacional no campo da gestão do enfoque de gênero na educação superior, enriquecendo as perspectivas sobre como abordar o desafio da transversalização e da redução de lacunas em ambas as instituições, além de contribuir para o desenvolvimento profissional dos profissionais envolvidos no intercâmbio. Como objetivos da cooperação técnica ficou definido os seguintes tópicos:

  • Visitas a diferentes campi e experiências de integração entre unidades de gênero, diversidade sexuais, étnico-racial e inclusão de pessoas com deficiência;
  • Trocar experiências sobre a implementação de políticas universitárias de gênero em ambas as instituições;
  • Conhecer a experiência do IFRN no tratamento das questões de gênero no âmbito da educação superior;
  • Identificar boas práticas implementadas no IFRN para a redução de lacunas de gênero;
  • Apresentar o modelo abrangente de abordagem das questões de gênero da Universidade de Chile e o Selo Genera Igualdad.
Palavras-chave:
parceria
internacionalização
chile

Notícias relacionadas