Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Projeto do Campus Santa Cruz conquista 2º lugar no Desafio de Ideias
CONNEPI 2016

Projeto do Campus Santa Cruz conquista 2º lugar no Desafio de Ideias

12/12/2016 - Evento ocorreu durante o Connepi 2016, realizado no Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Projeto do Campus Santa Cruz conquista 2º lugar no Desafio de Ideias

Estudantes representantes do projeto Chuveco com servidores do IFRN.

Entre os dias 6 e 9 de dezembro o IFRN levou para o XI Congresso Norte Nordeste de Iniciação Científica (Connepi), realizado no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), uma das maiores delegações: foram 221 estudantes e servidores, que apresentaram cerca de 200 projetos científicos, tecnológicos e culturais das diversas áreas do conhecimento. 

O Connepi é o maior evento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Ele dá a oportunidade a estudantes das Instituições da Rede apresentarem seus trabalhos através de banners, exposições orais, além do Desafio de Ideias e da Mostra Tecnológica. O IFRN participou de todas as modalidades. Em banners, foram 185 propostas selecionadas. Nas exposições orais, 35 trabalhos, número que corresponde a 10% do total selecionado.

Desafio de ideias

No Desafio de Ideias,  o projeto do "Chuveco" do Campus Santa Cruz ficou em segundo lugar. A ideia foi desenvolvida pelos estudantes Maria Valdirene Queiros, José Igor de Oliveira e Valdeir Farias, do Curso Técnico Integrado em Informática. Os alunos vieram ao Connepi com os professores orientadores professores orientadores Jackson Barbosa de Azevedo e Renata Leiros. Uma das provas do desafio era receber o maior número de curtidas em uma foto do projeto postada no Facebook, o Chuveco recebeu mais de 1 mil likes. 

O projeto traz como proposta uma alternativa ao consumo desnecessário de água potável.  A tecnologia utilizada notifica o usuário quando há gasto excessivo de água durante o banho. Fazendo uso da tecnologia embarcada, o dispositivo funciona também como um sistema de cores que, além de notificar sobre o consumo, proporciona uma sessão de cromoterapia. O Chuveco possui ainda um sistema de notificação por som, o que permite usuários com deficiência visual utilizarem o produto e torna a ideia totalmente inclusiva.

Além do Chuveco mais dois projetos se apresentaram no evento: "Tecnologia embarcada para defesa de ataques DDOS", também do Campus Santa Cruz e "Oneblood - salve uma vida hoje" do Campus Natal-Central. Foram inscritas do Desafio das Ideias 600 propostas, onde 40 foram selecionadas na primeira fase e 15 para a fase final. 

Mostra Tecnológica

Na Mostra Tecnológica, também foram 3 trabalhos selecionados: "Aplicativo 'Ask Biology'", do Campus Macau, "Estudo da influência da cinza de olaria, in natura e submetida a queima, na resistência de argamassas para revestimento e concretos estruturais", do Campus São Gonçalo do Amarante, e "Mirar - Óculos guia para auxílio à deficientes visuais", do Campus Zona Norte. 

Premiações e destaques

A aluna Joseane Rodrigues conquistou o primeiro lugar na área de Ciências Sociais, com o artigo "Motivação de pessoas: um estudo de caso em uma empresa X à luz da teoria das necessidades socialmente adquiridas". Ela agradeceu em suas redes sociais pela conquista e a seu orientador Thiago Loureiro, Professor e Assessor de Relações com o Mundo do Trabalho da Proex/IFRN. "Desde as edições anteriores o Connepi é um evento de prestígio nacional em virtude da ótima qualidade das pesquisas desenvolvidas. É gratificante saber que meu artigo foi consagrado com o primeiro lugar". 

Não foi apenas os alunos que foram destaque nessa edição do Connepi, o diretor acadêmico do Campus Lajes, Alexandro Vladno, ministrou a palestra "Energia Solar como potencialidade de sustentabilidade energética", que trata da experiência do IFRN com as usinas de energia solar. Durante sua palestra o professor falou sobre o funcionamento das usinas fotovoltaicas e trouxe um estudo de caso sobre a usina instalada no prédio da Reitoria do IFRN. 

Notícias relacionadas 

02/12/2016 - IFRN leva para Alagoas mais de 200 trabalhos de ciência, tecnologia e cultura 
07/12/2016 - IFRN participa do Connepi 2016 com delegação de 221 estudantes e servidores
07/12/2016 - Estudantes do IFRN defendem projetos de inovação tecnológica em Desafio de Ideias
09/12/2016 - Estudantes apresentam projetos científicos em Mostra Tecnológica do Norte Nordeste 
12/12/2016 - IFRN apresenta experiência com usinas de energia solar 

Ações do documento

Página em carregamento