IFRN leva para Alagoas mais de 200 trabalhos de ciência, tecnologia e cultura

Comitivas de todos os campi do Instituto vão participar do Connepi 2016, que acontece de 6 a 9/11

Publicada em 02/12/2016 Atualizada há 1 ano

Entre os dias 6 e 9 de dezembro de 2016, Maceió será sede de um dos maiores eventos acadêmicos e científicos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: a 11ª edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI).

A iniciativa terá a participação de estudantes e professores de 270 campi de 18 instituições do Norte e do Nordeste brasileiro. O IFRN teve mais de 200 apresentações orais e de banners aprovadas, além de 3 participações na IV Mostra Tecnológica e outras 3 trabalhos selecionados para a 2ª fase do Desafio de Ideias. Isso é o que diz o resultado divulgadohoje (31/10) pela comissão organizadora do evento.

Com o tema “Políticas de inovação como estratégias de fortalecimento para a rede", o congresso contará com 1820 banners e 283 apresentações orais.

Desafio de ideias

No Desafio de Ideias, o IFRN teve 3 trabalhos classificados. O Campus Santa Cruz será representado pelas pesquisas "Chuveco: chuveiro ecológico controlado por arduíno" e "Tecnologia embarcada para defesa de ataques DDOS". Já o Campus Natal-Central classificou o trabalho "Oneblood - salve uma vida hoje".

Mostra Tecnológica

Na Mostra Tecnológica, também foram 3 trabalhos selecionados: "Aplicativo 'Ask Biology'", do Campus Macau, "Estudo da influência da cinza de olaria, in natura e submetida a queima, na resistência de argamassas para revestimento e concretos estruturais", do Campus São Gonçalo do Amarante, e "Mirar - Óculos guia para auxílio à deficientes visuais", do Campus Zona Norte.

Banners

O IFRN teve 185 banners aprovados. As áreas das ciências agrárias, exatas e da terra e das engenharias obtiveram – somadas – a marca de 85 banners aprovados; as ciências humanas e as ciências sociais aplicadas tiveram 24 e 25 trabalhos aprovados, respectivamente. O gráfico abaixo descreve as quantidades por área.

Gráfico CONNEPI - banners

Apresentações Orais

As inscrições de trabalho para as apresentações orais feitas pelo IFRN atingiram mais de dez por cento do total divulgado para o evento, chegando a marca de 31 trabalhos. Nesse tipo de trabalho as engenharias tiveram 9 apresentações aprovadas, seguidas pelos trabalhos das ciências sociais aplicadas e das ciências humanas, com 6. No gráfico a seguir, veja a quantidade alcançada por cada área.

Gráfico CONNEPI - apresentações

Connepi 2016

Promovido pelo Instituto Federal de Alagoas, o Connepi visa “a união e o contínuo desenvolvimento da Rede Federal de Educação Tecnológica nacional, ressaltando a qualidade de produção técnica e científica da comunidade envolvida”, segundo os organizadores.

Importante para o desenvolvimento e consolidação da pesquisa e a inovação na Rede Federal, o alcance do CONNEPI vai além dos limites do ensino e do fazer científico, pois os resultados de grande parte das pesquisas apresentadas no evento interferem diretamente no setor produtivo do Brasil, bem como na vida de seus habitantes. “A XI edição do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação reflete um momento muito especial para a afirmação das políticas de indução e de desenvolvimento científico e tecnológico da rede de educação profissional e tecnológica, o que justifica ainda mais a necessidade de consolidação deste evento, dado o seu caráter indutor e promotor de desenvolvimento técnico-científico e que se relaciona diretamente os fazeres produtivos de toda a sociedade”, finalizam a comissão de organização do congresso.

Clique abaixo e acesse os documentos divulgados:

Resultado final dos artigos XI CONNEPI

Minicursos aprovados