Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão

Pautas sobre ensino e inteligência política são destaques em reunião do Codir

O Colégio de Dirigentes se reuniu nesta segunda e terça-feira, 24 e 25 de julho

Publicada por Maria Araujo em 27/07/2023 Atualizada há 9 meses

Os integrantes do Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir/IFRN) se reuniram nesta segunda e terça-feira, 24 e 25 de julho, no Campus João Câmara do IFRN, com presidência do reitor do Instituto, professor José Arnóbio de Araújo Filho. A reunião foi marcada por pautas relacionadas ao ensino, esportes e inteligência política. Houve a participação do coordenador do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CPB), do Comitê Paralímpico Brasileiro, Tibério Maribondo do Nascimento, e dos representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o secretário executivo Alexandre Bahia e a assessora de Relações Institucionais e Governamentais Fernanda Torres.

ENSINO

O coordenador do CPB falou sobre o objetivo de estabelecer parceria com o IFRN para ampliação das ações do Centro. A proposta inicial é que atividades dos núcleos já implantados na UFRN e na UERN possam ser realizadas em campi do Instituto, além da possibilidade do estabelecimento de novos núcleos. Além do espaço físico, o IFRN poderá auxiliar com o desenvolvimento de pesquisas e na qualificação de profissionais. Os gestores se disponibilizaram a construir as parcerias necessárias e efetivar.

A Pró-Reitora de Ensino, professora Anna Catharina Dantas, e o coordenador de Acesso Discente, professor Everaldo Pereira, trouxeram informações sobre a oferta do Programa de Iniciação Profissional e Científica (Proitec). O objetivo é construir estratégias para o fortalecimento do Programa e da atuação no reforço da aprendizagem dos estudantes de ensino fundamental das escolas municipais e estaduais. Falaram também sobre as formas de acesso aos cursos superiores de graduação e sobre as datas dos processos seletivos. Compartilharam ainda sobre a estratégia de implementar comissões via Funcern para promover uma maior agilidade do processo.

Anna Catharina Dantas apresentou também a proposta de calendário acadêmico de referência para 2024, que foi aprovada, e atualizou os gestores sobre o processo de revisão das ofertas institucionais, destacando o trabalho de recomposição e reequilíbrio das comissões.

A coordenadora do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais (Napne), Gislene de Araújo Alves, realizou uma apresentação sobre o trabalho do Núcleo. O Napne atua com o acolhimento, escuta, estratégias, atendimentos e acompanhamento de estudantes com necessidades especiais em todos os campi do IFRN. A coordenadora mostrou os números do relatório estatístico Napne para o diagnóstico da realidade de cada campus. O IFRN possui 979 estudantes com necessidades especiais variadas no ano de 2023, a maioria deles nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Para o atendimento desses estudantes o Instituto conta com a atuação de 90 profissionais, entre eles, 31 psicopedagogos e 18 assistentes educacionais inclusivos. Por mês, a verba para o pagamento desses profissionais é de R$ R$ 390.000.

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Representando a Comissão Permanente de Autoavaliação (CPA), o servidor do Campus Adriano Israel Bezerra, falou sobre o processo de Autoavaliação Institucional. Até o dia 31 de julho de 2023, os estudantes e servidores do IFRN podem se debruçar sobre a avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI, 2019-2026). O formulário está disponível no Suap. O servidor apresentou dados sobre a importância da CPA e da Autoavaliação, sobre os números de respondentes às autoavaliações nos últimos anos e alertou sobre a necessidade de divulgação do questionário e do PDI nos campi.

INTELIGÊNCIA POLÍTICA

Para encerrar a reunião, o Codir/IFRN recebeu os representantes do Conif, o secretário executivo Alexandre Bahia e a assessora de Relações Institucionais e Governamentais Fernanda Torres, com a apresentação “Inteligência política, atuação e educação para o futuro”. Os dois iniciaram as falas explicando o trabalho do Conselho, que reúne todas as instituições da Rede e funciona como instância de discussão e proposição de políticas
de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e extensão. Houve um destaque para a Assessoria de Relações Governamentais e Institucionais, que tem entre os seus objetivos acompanhar e publicizar no Congresso Nacional, no governo federal e sociedade os temas de interesse da Rede, de projetos de lei e de solicitações do Parlamento ao Conif. Alexandre e Fernanda enfatizaram a importância da atuação dos gestores de todos os Institutos também como instâncias políticas e de articulação política nas regiões em que estão localizados, em defesa das pautas importantes à educação.

Palavras-chave:
Codir
Colégio de Dirigentes

Notícias relacionadas