Reconhecimento

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFRN celebra projeto de lei que declara 20 de novembro feriado nacional

Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado nacional

Publicada por Max Praxedes em 30/11/2023 Atualizada há 5 meses, 2 semanas

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira, 29 de novembro, um projeto de lei que declara o dia 20 de novembro como feriado nacional em celebração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Com a aprovação do Senado em 2021, o texto agora segue para sanção presidencial.

Um país que valoriza sua história

No Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), uma iniciativa política, pedagógica institucional com o intuito de valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, preservando o direito à diversidade, celebrou o reconhecimento.

"A instituição do dia 20 de novembro como Dia de Zumbi e Dia da Consciência Negra a nível nacional é importante porque os feriados têm lugar de marcos históricos. No Brasil, com uma grande população negra descendente de escravizados advindos do continente africano, ter esse marco como feriado permite a realização de eventos culturais e educacionais relacionados a essa temática. Isso é relevante não apenas para a população negra, mas também para a construção do Brasil como um Estado-Nação que valoriza sua história", disse o coordenador do Neabi Sistêmico, professor Gilson Rodrigues.

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Neabi e a Consciência Negra

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFRN é formado por servidores docentes e técnicos-administrativos, estudantes, pesquisadores associados e demais interessados no estudo da temática das relações étnico-raciais. O Núcleo tem a finalidade de realizar ações de ensino, pesquisa e extensão sobre as várias dimensões das relações étnicos-raciais, além de sensibilizar, colaborar e promover, por meios de parcerias, ações estratégicas, produzindo e divulgando conhecimentos.

O Congresso Nacional aprovou, em 2011, uma lei que estabeleceu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra no dia 20 de novembro, em memória ao líder Zumbi dos Palmares. No entanto, a data não foi oficializada como feriado nacional naquela ocasião. Atualmente, o feriado é reconhecido em alguns municípios e estados, como Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo e a cidade de Boa Vista, em Roraima.

Consciência Negra
Neabi