Abril Indígena

NEABI Mossoró promove ações voltadas à Educação Étnica-Racial

Atividades visam a conscientização da comunidade interna e externa do IFRN

Publicada por Habyner Lima em 27/04/2023 Atualizada há 1 ano

As ações educacionais voltadas ao debate do atendimento aos direitos e demandas das populações afrodescendente e indígenas no país vem sendo amplamente discutidas no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com fomento do Núcleo de Estudo Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi). Os campi da Instituição vêm realizando ações educacionais visando a formação étnica-racial da comunidade. No Campus Mossoró, a atuação do Neabi oferece especialização aos professores da rede municipal de ensino, tendo como foco a educação e contemporaneidade, abordando nessas disciplinas a diversidade, os direitos humanos e o letramento racial.

Euza Sousa, coordenadora do Neabi Mossoró, fala como está sendo a construção da disciplina: “dentro dos conteúdos abordamos diversos temas relacionados à educação e diversidade. A gente dialoga muito as pautas dessa vertente, a partir disso a gente faz essa coleta de dados no intuito de saber quais são as necessidades da comunidade, fora isso já ofertamos via projeto de extensão invisibilidades, levando conscientização para as escolas”. Segundo a professora, essas ações evidenciam a necessidade de mensurar as demandas da comunidade a partir dessas coletas de dados.

Protagonismo estudantil

No último dia 19 de abril, foi realizada a apresentação do Neabi Mossoró dentro da semana de integração do campus. A atividade é fruto da programação referente ao abril indigena e contou com apresentação musical dos estudantes além de rodas de conversa desenvolvidas pelos estudantes a respeito dos seus projetos com esse viés racial. A coordenadora do Neabi afirma que a atividade foi pensada de maneira horizontal, juntamente para destacar a ação dos alunos. “Esse formato acaba com as verticalidades dos processos de discussão e de apresentação, além disso possibilita o desenvolvimento deles, não só na questão da técnica da pesquisa mas também, desenvolvendo uma maior proximidade com o público, com saber falar do próprio projeto”, afirmou a discente.

Mapeamento de alunos Negros e Indígenas

Os NEABIs do IFRN durante os anos de 2022 e 2023 estão desenvolvendo um mapeamento a respeito dos dados referentes aos alunos negros e indígenas na insitituição.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino Neto, esses dados vão ajudar no diagnóstico das necessidades desses estudantes: “Esse mapeamento vai trazer elementos iniciais para mapear e diagnosticar a presença dos estudantes indígenas, bem como suas necessidades. A ideia é, posteriormente, a partir dessa amostra inicial, realizar um diagnóstico mais sistemático e sistêmico, em uma nova pesquisa. Desse modo, poderemos fornecer material para tomadas de decisões relativas às políticas de permanência e êxito de estudantes indígenas em nossa instituição”.

NEABI

O Neabi é uma iniciativa política, pedagógica institucional com o intuito de valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, preservando o direito à diversidade. O Núcleo é formado por representantes dos alunos, professores, técnico-administrativos e equipe técnico-pedagógica. É responsável por fomentar e promover ações de natureza sistêmica, no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão.

indígena
neabi