Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Tecnologia da Informação

Natal recebe evento internacional sobre Dados Abertos

Um dos palestrantes é professor do Campus Ceará-Mirim do IFRN

Publicada em 05/03/2020 Atualizada há 1 ano

Esta é 3ª edição consecutiva do evento em Natal

Nos dias 6 e 7 de março, o Rio Grande do Norte recebe mais uma edição do Open Data Day. O evento é anual, tem caráter internacional, é realizado na forma de debates, cursos e exposições sobre o uso de dados abertos em Tecnologia da Informação (TI). Entres seus objetivos, o incentivo a governos, empresas e a sociedade para que usem dados abertos em suas iniciativas.

Dentre os 11 palestrantes, Pedro Baesse, professor do Campus Ceará-Mirim, apresentará ‘Programação Cidadã: dados abertos e o porquê você deveria estar contribuindo’. Outros temas, como ‘Dados Meteorológicos no Brasil’, ‘Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e Políticas Públicas’ e ‘Transformação digital’ estão incluídos nos dois dias de evento.

Open Data Day Natal

Sediado no Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), o Open Data Day Natal tem entrada gratuita e recebe inscrições, via Sistema Integrado de Gestão de Eventos, até esta quinta, 5 de março.

Segundo a página do evento, o Open Data Day “é um momento anual onde todo o mundo debate e promove, por um dia, o uso de dados abertos. Em geral, acontecem eventos, workshops, fóruns online, hackatons e todo o tipo de atividade usando informação livre. O intuito da data é incentivar governos, empresas e a sociedade civil a usarem dados abertos em suas iniciativas. Todos os resultados são abertos para que todos usem e reusem”.

Reunindo comunidade acadêmica, sociedade civil, empresas e representantes do governo, a proposta é que se debatam o uso de dados abertos a partir de quatro eixos temáticos: a) dados do meio ambiente; b) rastrear fluxos de dinheiro público; c) mapas abertos; e d) dados para o desenvolvimento igualitário. Por Dados Abertos, entendem-se os dados livremente disponíveis para utilização e redistribuição, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle.

Acesse

Página do evento

Inscrição no evento

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas