Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Edital

Lançado edital para seleção de agentes territoriais de cultura para toda região nordeste

A seleção ocorre de forma gratuita e on-line, no período de 08 a 27 de maio

Publicada por Giovanna Alves em 13/05/2024 Atualizada há 1 semana, 4 dias

O Instituto Federal do Rio Grande (IFRN), por meio da pró-reitoria de extensão (Proex), tornou público o Edital Nº 1/2024 a respeito da chamada pública para a seleção de agentes territoriais de cultura, que ocorrem de forma gratuita e on-line, no período de 08 a 27 de maio deste ano.

O Edital é fruto da adesão do IFRN ao Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC), fruto da parceria entre o Ministério da Cultura e a Rede Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia.

O PNCC visa a ampliação do acesso às políticas públicas de cultura, com o fortalecimento da democracia e da participação popular e cidadã. A ideia é mobilizar pessoas de todo o país, a fim de mobilizar e formar agentes para disseminação cultural, também com apoio a elaboração de projetos e formação de parcerias.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e serão realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico, do dia 08 dia 27 de maio.

Participação

Os agentes selecionados receberão bolsa e auxílio inclusão digital por 12 meses, ser ampliado pelo mesmo período. Para participar, os candidatos devem dispor de 20 horas semanais, sendo cinco dessas horas dedicadas à formação e o restante em planejamento e execução. Além disso, devem ter acima de dezoito anos, bem como residir e possuir comprovada atuação na área cultural em seu território. O edital prevê ainda pontos extras a pessoas pertencentes a grupos minoritários, como apoio a políticas de afirmação.

Inicialmente, o PNCC prevê a distribuição de 601 vagas, sendo 175 para a Região Nordeste, distribuídas entre Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, gerenciadas, no entanto, pelo IFRN. A capacitação dos agentes ocorrerá por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC.

Acesse:

Palavras-chave:
Edital
PNCC

Notícias relacionadas