Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

IFRN realizou visita a instituições francesas

Reuniões avaliaram acordos existentes e prospectaram novas parcerias

Publicada por Habyner Lima em 12/04/2024 Atualizada há 2 semanas, 4 dias

De 26 a 30 de março, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) visitou três instituições francesas parceiras: a Universidade Paris 8/Vincennes-Saint Denis; a Universidade Jean Monnet-Saint Étienne (UJM); e a Universidade de Montpellier (UM). Pelo IFRN, participou o professor Avelino de Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e representante do Reitor, professor José Arnóbio, durante as visitas. O objetivo foi avaliar os acordos existentes e prospectar novas parcerias.

A primeira atividade foi realizada no dia 26, na Universidade Paris 8, o IFRN foi recebido pela professora Fabienne Maillard, diretora do Centro Interdisciplinar de Pesquisa, Cultura, Educação, Formação, Trabalho (CIRCEFT), e por Inna Otso, do Serviço das Relações e da Cooperação Internacionais. Na ocasião, encaminhou-se a elaboração de um protocolo de intenções que dá início, oficialmente, à cooperação entre as instituições. “Efetivamente, parcerias já existem, uma vez a professora Fabienne Maillard co-orienta o doutorando Kleiton Cassemiro no doutorado em Educação Profissional do IFRN”, acrescentou o professor Avelino. As instituições iniciarão, possivelmente, um projeto de pesquisa com o objetivo de iniciar uma atividade para além da formação doutoral.

No dia 27, o diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UJM, professor Philippe Foray, recebeu Avelino e a professora Julie Thomas, representante francesa do acordo entre as instituições. A reunião avaliou de maneira positiva o acordo existente desde 2022. Sobre o tema, afirmou Julie Thomas: “Publicamos conjuntamente, orientamos estudantes e fizemos uma investigação internacional. Agora partiremos para o aumento das mobilidades por meio de editais”. O professor Avelino mencionou a possibilidade uma turma de Português como Língua Estrangeira para docentes e estudantes interessados na mobilidade, iniciativa que tem sido organizada pela Diretoria de Relações Internacionais do IFRN. Os participantes também deliberaram pela construção de uma proposta para editais da CAPES em parceria com a França ou editais da Fundação Maison des Sciences de l’Homme (Paris) para 2025.

No terceiro dia, o representante do IFRN apresentou a instituição no Laboratório SantESIH - Saúde, Educação e Contexto de Deficiência, localizado na Faculdade de Ciências e Técnicas das Atividades Físicas e Desportivas da UM. Junto ao professor Eric Perera, diretor do Laboratório e representante francês do acordo IFRN-UM, o pró-reitor elencou as mobilidades internacionais e produções coletivas já realizadas desde 2017. Sobre os planos futuros, comentou o professor Avelino: “Prevemos a organização de uma nova obra, desta vez com a participação de um pesquisador da UFRN e outro da Universidade de Grenoble/França, expandindo a parceria”. Os presentes também deliberaram pela submissão de um dossiê ao edital CAPES-COFECUB, atualmente recebendo propostas.

No penúltimo dia, o pró-reitor participou de uma reunião junto à Diretoria de Inovação e Parcerias da UM acerca da chamada Marie Skłodowska-Curie Actions. Acompanhado do professor Jacques Gleyse, membro da parceria com o IFRN, o professor recebeu orientações acerca da composição de projetos entre as instituições, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Visita ao IFRN

Em 09 de maio, às 15h, o professor Eric Perera irá ser recebido pelo Reitor do instituto na Reitoria. Na ocasião, o pesquisador francês irá apresentar possibilidades de parcerias entre o Laboratório SantESIH e os investigadores do IFRN. O evento será híbrido. Os participantes poderão se inscrever e receber certificado de participação.

Acesse

Palavras-chave:
internacionalização
frança

Notícias relacionadas