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IFRN realizou Encontro Pedagógico 2024.1

Atividade marcou o início do ano letivo

Publicada por Habyner Lima em 19/02/2024 Atualizada há 2 meses, 2 semanas

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, nos dias 15 e 16 de fevereiro, o Encontro Pedagógico 2024.1, evento que marca a abertura do primeiro semestre letivo deste ano. O tema da edição, que aconteceu presencialmente na Reitoria, foi “A permanência e êxito dos estudantes como centralidade do trabalho educacional”. Durante os dois dias de programação foram realizadas mesas redondas, apresentações culturais além de atividades voltadas à gestão educacional.

A atividade teve dois momentos: pela manhã, sendo composto pela atividade sistêmica organizada pela (proen) para todos os campi; já a parte da tarde, foi composta por pautas específicas de cada campi. Organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), em parceria com as diretorias acadêmicas dos campi, o Encontro Pedagógico tem como objetivo promover a integração entre servidores (docentes, técnicos administrativos e terceirizados), com discussões de temas relevantes para a práxis pedagógica. A cerimônia de abertura foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do IFRN no Youtube.

O reitor da instituição, professor José Arnóbio, abordou, em sua fala inicial, três dos principais temas discutidos: “A temática sobre saúde mental elucida a realidade que vivemos atualmente não só na sociedade brasileira, mas também a nível mundial. Precisamos ter um olhar especial para essa temática, tendo um ambiente de estudo e trabalho mais leve, e que isso não seja apenas em ações pontuai, mas também como uma política dentro da instituição. Em breve, a política de saúde do IFRN será revisada e essa temática estará incluída de maneira ainda mais efetiva, para acolhermos a comunidade do IFRN da melhor forma. Além dessa temática temos desafios com a revisão dos cursos e a recomposição orçamentária, que precisa ser feita para mantermos o pleno funcionamento do IFRN e sua assistência estudantil, ressaltou o gestor.

“Ano passado percorrermos todos os campi do Instituto e o apelo pela ampliação da discussão sobre a saúde mental foi uma unanimidade, partindo dessa perspectiva, tivemos a mesa redonda: ‘A saúde mental no contexto do trabalho educacional’, sendo esse trabalho, um esforço dentre todo corpo docente, visando uma melhor qualidade na educação pública, todos os dias. O ano passado foi marcado pela revisão dos cursos técnicos integrados e este ano nossa missão é revisar as demais ofertas”, disse a pró-reitora de Ensino, Anna Catharina.

“Nossa instituição é composta não só por professores, mas também técnicos e principalmente os alunos, que fazem sentido a existência da instituição, ter essa representação geral é muito importante. A atuação do sindicato, nesse momento, visa proteger os Institutos Federais como um todo, passamos nos últimos anos por muitas dificuldades devido a intervenção realizada. O IFRN é uma instituição centenária que precisa ser protegida”, ressaltou Fernando Varela, coordenador do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) Seção Natal..

Sonhos e perspectivas

Estudar no IFRN está no objetivo de vida de muitos cidadãos do nosso estado, como é o caso de Francisco Canindé, estudante do IFRN e aluno do curso de Comércio do Campus Natal Zona-norte. Ele relata que só pôde realizá-lo após a sua aposentadoria, o aluno do IFRN começou sua jornada na instituição aos 63 anos e contou sua história, emocionado: “Minha relação com o IFRN vem de muito tempo, desde a época da escola doméstica, sempre foi um sonho, eu passava e via os estudantes e pensava que um dia seria eu, e felizmente consegui, tenho muito orgulho de fazer parte dessa instituição que sempre nos incentiva”, enfatizou.

Encontro pedagógico 2024.1

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