Qualificação

IFRN realiza reunião com novos bolsistas de pós-graduação

Estudantes desenvolverão investigações com fomento do CNPq

Publicada por Habyner Lima em 12/01/2024 Atualizada há 3 meses, 4 semanas

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) realizou uma reunião com os treze estudantes aprovados no Edital nº 33/2023 - Programa institucional de bolsas de pós-graduação de mestrado e doutorado, criado para selecionar os bolsistas a serem fomentados com recursos da Chamada 69/2022 CNPq - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas De Mestrado e Doutorado.

A chamada fomentará o projeto Educação para a Ciência e para a Tecnologia na Pós-Graduação Stricto Sensu, submetido pelo IFRN. Os discentes são vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Ensino (Posensino), em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPGUSRN) e à Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). Fizeram-se presentes, igualmente, alguns dos orientadores dos discentes.

Na pauta da reunião, constavam dois pontos: 1. Orientações sobre o desenvolvimento dos projetos ligados ao Edital n.º 33/2023 - Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG); 2. Encaminhamentos para adaptações nos projetos a partir dos resultados esperados.

Para o cumprimento do primeiro ponto, o professor Avelino procedeu à leitura da minuta do Ofício Circular e de seu anexo, no qual constava o projeto institucional aprovado pelo CNPq, do qual o próprio pró-reitor é o coordenador no IFRN. Foi enfatizada a necessidade de observar as orientações do edital interno e da chamada do CNPq, a fim de executar o recurso de R$ 2.218.943,99 com eficácia e transparência.

Para o acompanhamento da execução, o professor Avelino informou que serão adotadas as seguintes estratégias: cadastro, pela PROPI, de todos os bolsistas e orientadores no Edital n.º 02/2024 - Cadastro de Projetos de Pesquisa e Inovação Desenvolvidos com Parcerias Externas; cadastro, pelos próprios estudantes, até o dia 29 de fevereiro de 2024, de seus projetos individuais no Edital n.º 03/2024 - Cadastro de Projetos de Pesquisa e Inovação Desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu.

A difusão científica também faz parte das ações do projeto aprovado. Sobre o tema, enfatizou o pró-reitor: “Serão realizados seminários de pesquisa semestrais, para apresentação das investigações em andamento e difusão científica nos meios proporcionados pelos programas e pela PROPI”.

Nova seleção de bolsistas

No dia 11 de janeiro, foi publicado o resultado da seleção complementar para o mesmo projeto. Outros sete bolsistas foram contemplados, totalizando agora dez estudantes de mestrado e dez de doutorado contemplados com fomento. “Nosso interesse é promover a permanência e o êxito de nossos alunos de pós-graduação, por isso também temos investido na captação de recursos das agências de fomento”, ressaltou o reitor do IFRN, professor José Arnóbio. O projeto terá duração de quarenta e oito meses.

Acesse

cnpq